Órgãos apresentam propostas para minimizar impacto de tremor de terra em Maceió

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/03/camara.jpgÓrgãos apresentam propostas para minimizar impacto de tremor de terra em Maceió

Uma audiência pública debateu, na manhã desta segunda-feira (12), na Câmara Municipal de Maceió, o tremor de terra registrado no último dia 3 na capital e que provocou medo na população e danos em algumas áreas da cidade. O debate foi proposto pelo vereador Silvio Camelo (PV) e reuniu especialistas e representantes de vários órgãos públicos e de entidades de classe, além da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Ministério Público Estadual (MPE).

Entre as deliberações tomadas, a serem encaminhadas ao Poder Público, estão a proposta de suspensão de novos alvarás de construção nas regiões atingidas; laudos técnicos que assegurem o aluguel social para as famílias cujos imóveis terão que ser desocupados; elaboração de um laudo com as causas do tremor, que poderá ficar pronto em um prazo de 30 dias, como recomendou o Ministério Público Estadual; execução, via município, de um Plano Diretor de Saneamento para Maceió e a visita da Defesa Civil Municipal nesta terça-feira (13), às 9h, aos condomínios Divaldo Suruagy, blocos 7A e 7B e ao Espanha, no bairro do Pinheiro, onde o tremor causou os maiores estragos.

Uma cópia da gravação da audiência também será enviada a todos os órgãos representados no debate. Além disso, uma nova audiência poderá ser convocada, conforme informou o vereador Silvio Camelo, para a retomada das discussões e o acompanhamento dos resultados obtidos.

Também é esperada para esta segunda-feira a chegada a Alagoas de uma equipe do Serviço Geólogo do Brasil, que investigará o fato. O vereador Silvio Camelo informou que um diagnóstico, a partir de estudo geofísico em andamento, deverá apontar as causas do tremor.

“É preciso saber o que causou o tremor, se ele pode voltar a acontecer, se pode se estender para outros bairros. É importante compreender o que aconteceu antes de tomar qualquer medida”, afirmou o parlamentar, ao dizer que “o volume muito grande de chuva no dia em que ocorreu o abalo faz com que fiquemos mais preocupados ainda, porque já já está começando o inverno”. O parlamentar destacou ainda que “a Câmara acompanhará os desdobramentos de tudo o que foi discutido aqui. Se preciso, e eu creio que sim, faremos uma nova audiência pública”, disse.

Além do vereador Silvio Camelo, participaram os vereadores Chico Filho (PP), Francisco Sales (PPL) e Ronaldo Luz (MDB).

MORADORES

Moradores de áreas afetadas pelo tremor puderam expor suas demandas e cobrar pessoalmente aos gestores uma resposta para as causas do abalo sísmico que em alguns bairros, além do medo, provocou danos materiais, como foi o caso do Pinheiro.

“Moramos há 35 anos no local e nunca havia acontecido isso. Há quatro anos, mais ou menos, começamos a perceber o piso todo deformando. Agora, com esse tremor, abriu uma fenda no meio do condomínio. Estamos apreensivos, não conseguimos dormir”, disse Maria da Piedade Melo, moradora do Condomínio Espanha, no Pinheiro.

Os vereadores Chico Filho e Francisco Sales propuseram a transferência dos dutos da planta da Braskem, do Pontal da Barra, para uma área no município de Marechal Deodoro. “A indústria está localizada em uma área estritamente residencial. Há o temor na sociedade com acidentes. Perdemos em receita, mas o que está em jogo são vidas. Não estou querendo unir o tremor à Salgema, mas defendo que sejam retiradas essas plantas da zona urbana, levando para Marechal ou Pilar”, defendeu Sales.

O presidente do Clube de Engenharia de Alagoas, Aloísio Ferreira de Souza, defendeu a realização de concurso público pelo município para contratação de profissionais na área de engenharia, o que, segundo ele, não é feito há mais de 20 anos. “Não há profissionais suficientes para analisar um empreendimento imobiliário, por exmplo. É importante que a Câmara faça uma intermediação, para que a prefeitura proceda urgentemente com essas contratações”, disse, ao explicar uma das dificuldades enfrentadas e que se tornam mais evidentes, quando de ocorrências como o tremor de terra.

Câmara de Maceió

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate