No Brasil, mulheres ocupam 44,5% de vagas no mercado de trabalho

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/03/MULHER.jpegNo Brasil, mulheres ocupam 44,5% de vagas no mercado de trabalho

As mulheres continuam buscando oportunidades no mercado de trabalho. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada com amostragens até o segundo trimestre de 2017, o nível de ocupação feminina chegou a 44,5% em todo o território nacional. O dado aponta uma evolução de 0,7% em relação ao primeiro trimestre do mesmo ano.

Na região Nordeste, a ocupação das mulheres, segundo os dados do IBGE, chega a 37% de vagas preenchidas no mercado de trabalho. Entre as principais ocupações apontadas por um estudo do Ministério do Trabalho e Emprego, as principais atividades trabalhistas que as mulheres exercem são nos ramos de serviços, educação, alimentação e comércio.

A realidade, segundo o secretário interino do Trabalho, Tácio Melo, ainda precisa mudar. Desde 2016, a Semtabes já realizou projetos de qualificação profissional para mais de mil mulheres em situação de vulnerabilidade social, com o projeto Mulheres Mãos à Obra e Construindo com Mulheres. “Aproveitamos essa data para parabenizar todas as mulheres, mas lembramos que todos os dias são dias especiais para elas. Estamos buscando conseguir transformar a realidade das mulheres. Já desenvolvemos capacitações voltadas exclusivamente para o público feminino, para empoderar e oportunizar a inserção delas no mercado de trabalho”, afirma o titular da pasta.

Um dos serviços oferecidos pela Semtabes é o de intermediação de mão de obra, no Sine Maceió. No posto de atendimento da Prefeitura passa diariamente uma média de 250 pessoas à procura de emprego formal, como a Járdia Michele, que estava há oito meses desempregada. Ela procurou o serviço de vagas e conseguiu uma entrevista de emprego.

“Minha história foi longa. Eu corri muito atrás e surgiu a oportunidade de trabalhar como auxiliar de secretária. Então, participei da seleção e já estou há três meses na empresa. Não esperava conseguir. Hoje me sinto realizada pela oportunidade que o Sine me deu. Foi através desse serviço que consegui esse trabalho”, contou Járdia.

Para buscar esse e outros serviços relacionados ao mercado de trabalho, como cadastro de currículos, emissão de carteira de trabalho e entrada no seguro desemprego, é preciso procurar o posto de atendimento do Sine Maceió, localizado na Rua Barão de Anadia, ao lado da estação ferroviária, no Centro de Maceió. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Ascom Semtabes

Author Description

Ana Luiza

Sem Comentários ainda.

Participe do debate