Feira Orgânica da Semarh valoriza trabalho do pequeno agricultor

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/02/7.jpgFeira Orgânica da Semarh valoriza trabalho do pequeno agricultor

A consolidação da tradicional Feira Orgânica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) garante, há mais de um ano, a valorização da agricultura familiar que investe na produção de alimentos cultivados sem o uso de agrotóxicos. Além do incentivo ao consumo de produtos naturais, o benefício também é extensivo à saúde.

Em novembro de 2016, a Semarh iniciou um planejamento para conhecer os assentamentos em algumas regiões de Alagoas, acompanhando assim a rotina dos produtores de frutas, legumes, folhosos e verduras.

No mesmo ano, a feira tornou-se realidade e os produtores de orgânicos passaram a comercializar seus produtos no estacionamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, localizado por trás da Delegacia-geral de Polícia Civil, no bairro de Jacarecica. A Feira Orgânica na Semarh ocorre sempre na primeira terça-feira de cada mês e já soma 16 edições.

Paulatinamente, o evento foi ganhando tradição devido à circulação de pessoas para aquisição de alimentos. A busca por alimentos saudáveis reiterou a necessidade de ampliar o espaço destinado aos produtores para o escoamento das frutas, legumes e verduras.

Para que essa demanda se tornasse realidade, a Semarh expandiu a feira para a orla de Ponta Verde, com uma variedade de alimentos sendo comercializados todo segundo segundo domingo de cada mês.

Cerca de seis assentamentos compõem a feira e graças ao esforço dos produtores e a ampliação da Feira Orgânica, o pequeno produtor Afonso de Almeida, de Santa Luzia do Norte, teve a oportunidade de mostrar seu excelente trabalho com a plantação de ervas orgânicas, a exemplo de tomilho, manjericão, alecrim, menta, erva doce, cidreira, cebolinha, couve, capim santo, orégano, sálvia, arruda, pimenta e entre outros.

“Esse processo de valorização e maior consumo de orgânicos é uma tendência mundial que já vem de muitos anos e cada vez mais ganha evidência. Realizar uma feira faz com que a população tenha maior acesso aos nossos produtos”, explica Afonso.

Ele acrescenta ainda que houve aumento em sua renda a partir da exposição de seu trabalho. “Uma coisa vai puxando a outra. Foi e ainda é notório o aumento tanto na renda quanto na produção. Estamos sempre investindo para não deixar o cliente de mãos atadas”, enfatiza.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate