RF busca ideias para ‘salvar’ setor canavieiro de AL

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/02/RENAN-2.jpgRF busca ideias para ‘salvar’ setor canavieiro de AL

De olho nos empregos e no peso econômico da cana-de-açúcar em Alagoas, Renan Filho segue na construção de um plano para ‘salvar’ o setor sucroenergético de Alagoas.

Nessa terça-feira, 20, o governador foi recebido em reunião na sede da Unica, em São Paulo, para conhecer os modelos tributários, fiscais e de incentivos que a atividade recebe no Centro-Sul do Brasil.

“Estamos conhecendo a realidade de cada estado produtor, em busca de uma nova política para o setor sucroalcooleiro de Alagoas. Com o fim guerra fiscal, existem novas regras para conceder benefícios. Estamos estudando do melhor caminho. Vi na Unica o que fizeram em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco… Cada Estado um tem modelo diferente. Estamos fazendo algumas contas, percorrendo o país e conhecendo outras visões para avaliar os caminhos que temos em Alagoas junto com os representantes do setor”, aponta Renan Filho.

O governador avisa que está trabalhando com o objetivo econômico e não político: “é um esforço para recuperar uma das mais importantes atividades do nosso estado”, resume.

Se conseguir apresentar um plano que incentive a atividade canaveira em Alagoas, como pretende, Renan Filho fará o que os últimos governadores de Alagoas não conseguiram fazer – incluindo Téo Vilela, que apesar de ser ligado ao setor sucroalcooleiro não conseguiu avançar com um programa de incentivos fiscais ou coisa do gênero.

Encontro na Unica

No encontro na União da Indústria da Cana-de-açúcar, o governador foi recebido pela presidente e diretor técnico da Unica, Elizabeth Farina e Antônio de Pádua, além de técnicos da entidade. Também estiveram presentes Luciano Rodrigues gerente de economia e análise setorial da Unica e o deputado estadual Roberto Massafera ligado ao agronegócio.

Renan Filho foi acompanhado do secretário de Agricultura, Antônio Santiago e do secretário da Fazenda, George Santoro.

Renan Filho promete presidir, já na próxima semana, a instalação da Câmara Setorial da Cana-de-açúcar de Alagoas. O governador também deve realizar um encontro com o presidente da Asplana, Edgar Filho, técnicos e empresários do setor para colher opiniões: “vamos fazer um esforço para fortalecer a atividade, começando pela retomada da produção de cana, que é essencial para a manutenção de toda a cadeia produtiva”, aponta o governador.

O secretário Antônio Santiago considera que a reunião foi excelente: “O objetivo do Governador é trocar ideias sobre o setor sucroenergético, conhecendo as políticas de gestão em outros Estados da Federação e analisando como poderá contribuir para a retomada do crescimento do setor estadual”, aponta.

Edivaldo Junior

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate