Conab atende pedido de produtores e promove leilões para escoar arroz

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/02/arroz.jpgConab atende pedido de produtores e promove leilões para escoar arroz

A companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promove nesta quinta (22) leilões de PEP (Prêmio para o Escoamento) e Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural) para o arroz. Serão leiloadas 300 mil toneladas, sendo 270 mil no Rio Grande do Sul e 30 mil em Santa Catarina.

Os leilões serão necessários para escoar o excedente da produção do cereal no país e garantir ao produtor a recuperação do preço mínimo da saca de 50 quilos, que atualmente está cotada em R$ 36,01.

A medida da Conab atende a um pedido do setor orizícola, que no início deste ano solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a realização dos leilões para reduzir os estoques de passagem no Rio Grande do Sul.

“A colheita da nova safra ainda está por vir. Há muito arroz no mercado interno e os leilões serão fundamentais para salvar as lavouras do estado, que é responsável por mais de 60% da produção nacional”, explicou o assessor técnico da Comissão Nacional de Cereias, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Alan Malinski.

O MAPA informou que já existe uma portaria, publicada em 29 de dezembro de 2017, que disponibiliza R$ 100 milhões para as operações, o que corresponde a aproximadamente a 1 milhão/1,3 milhão de toneladas.

Assessoria CNA/Senar

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate