Estado deve concluir mais quinze obras viárias apenas no primeiro trimestre de 2018

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/01/8a5376a03d856085a53ca245f3cff2d8_L.jpgEstado deve concluir mais quinze obras viárias apenas no primeiro trimestre de 2018

Ao longo dos dois últimos anos, as melhorias em desenvolvimento urbano e social trouxeram uma proposta nova para mobilidade e segurança viária em Alagoas. Um dos grandes responsáveis por esta mudança, o programa Pró-Estrada continua percorrendo os municípios e já inicia o primeiro trimestre de 2018 com a meta de concluir mais quinze obras de reconstrução viária no Estado.

Só com estas entregas, serão somados 241,71 quilômetros de estradas, vias urbanas e acessos recuperados aos mais de 279 já inaugurados desde 2016, quando o programa foi criado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand). De lá pAra cá, o Pró-Estrada tem trabalhos entregues e em andamento distribuídos em mais de 800 quilômetros da malha viária alagoana, o que representa metade da extensão total.

Nestes primeiros três meses, os serviços irão beneficiar diretamente 21 municípios e mais dois povoados em todas as sete regiões do Estado. Os sertanejos, por exemplo, serão contemplados com duas novas obras. Na AL-130, o trecho que liga os municípios de Santana do Ipanema e Olho D’Água das Flores terá 18,5 quilômetros reestruturados; já na AL-125, Olivença receberá a reconstrução dos 11 quilômetros que dão acesso a cidade.

Partindo para região da Bacia Leiteira, dois trechos serão também finalizados na AL-120: 15 quilômetros conectando Cacimbinhas a Major Isidoro e outros 16 quilômetros entre Major Isidoro e Batalha. Ainda no município isidorense, o Pró-Estrada conclui nos próximos meses dois quilômetros de estrada que dão acesso ao povoado de São Marcos.

Mais celeridade

Seja no Sertão ou na Bacia Leiteira, a ideia é dar prosseguimento ao ritmo de trabalho estabelecido nos últimos anos, como explica o superintendente de Operações do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas, Iran Menezes. “Nosso propósito é aproveitar o período em que o clima atua a nosso favor para garantir celeridade aos serviços e como resultado disso começaremos o ano finalizando obras importantes em diferentes regiões do Estado. A previsão, inicialmente, é que em abril elas já estejam concluídas”, esclarece.

Guiados por este objetivo, os serviços também ganham fôlego no Agreste. A previsão é que até abril deste ano, sejam finalizadas as obras do primeiro trecho da duplicação Maceió-Arapiraca, nos 18,3 quilômetros que ligam Barra de São Miguel até São Miguel dos Campos; e também da AL-110, nos quatro quilômetros do perímetro urbano de Arapiraca, que complementam os 22,46 quilômetros recuperados e já entregues ligando o município a São Sebastião.

Ainda na região, está sendo concluída a reconstrução dos 49 quilômetros que conectam Arapiraca, Girau do Ponciano, Campo Grande e Olho D’Água Grande, além dos 5,54 quilômetros do acesso ao povoado de Canafístula. Enquanto isso, na região dos Vales do Paraíba e Mundaú, o Estado se prepara para entregar as obras de implantação e pavimentação dos 7,4 quilômetros de acesso à Serra da Barriga.

No Norte não está sendo diferente. Só lá, está prevista a conclusão dos 28 quilômetros de reconstrução da AL-105, no trecho que liga São Luis do Quitunde até Matriz de Camaragibe, fora os 22 quilômetros de reestruturação da Rodovia AL-101 entre as cidades litorâneas de São Miguel dos Milagres e Passo do Camaragibe. Já na região Sul, as obras de recuperação de 20 quilômetros da AL-225 já entram em fase final no município de Igreja Nova.

Com obras não só no interior, o Pró-Estrada trabalha também no aperfeiçoamento da malha viária metropolitana. Nos próximos três meses, o programa deve concluir a duplicação de 9,97 quilômetros da estrada que dá acesso ao Aeroporto Zumbi dos Palmares e ainda a recuperação de 15 quilômetros de vias urbanas no município de Rio Largo.

Balanço

Com a proposta de elevar o padrão da malha viária alagoana, o programa Pró-Estrada surgiu em 2016 levando serviços de reconstrução de rodovias, acessos, vias urbanas, além da implantação de novas estradas por todo o Estado. São mais de 60 municípios atendidos e cerca de 800 quilômetros da malha estadual reestruturada ao longo das cinco regiões.

__

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate