Mais de 70% dos eleitores de Alagoas não tem candidato a deputado

Mais de 70% dos eleitores de Alagoas não tem candidato a deputado

Atenção candidatos. O alagoano ainda não sabe em quem votar para deputado nas eleições deste ano. Se em relação ao voto majoritário, existe um grau de definição que é de 7 em cada 10 eleitores na escolha de presidente, governador e senador, no voto proporcional a relação é inversamente proporcional.
A pesquisa da TDL divulgada esta semana traz um “retrato” da preferência do eleitor. Vamos relembrar?

Presidente: Lula 53%, Bolsonaro 10%, Marina 4%, Ciro 2%, Alckmin 1% e Álvaro Dias 1%. Nenhum deles 5%, indecisos 11% e brancos e nulos 13%.

Governador: Renan Filho tem 45%, Rui 12% e JCH 9%. Indecisos 15% e brancos e nulos 19%.

Para senador, Renan 28%, Biu 22%, Téo 20%, Marx 16%, Rafael 7%, Alfredo 7% e Caldas 5%. Indecisos 18%, Brancos e nulos 21%.

Note que a soma de brancos e nulos ou nenhum é, respectivamente de, 29%, 34% e 39%. São números altos? E o que pensar, então, do voto proporcional? A soma de indecisos (64,20%) e brancos e nulos (9,07%) para deputado federal é de 73,27%.

Para deputado estadual, o grau de indefinição é ainda maior A soma de indecisos (70,19%) e brancos e nulos (7,28%) chega a 77,47%.

Em outras palavras, de cada 10 eleitores, pelo menos 7 não sabem em quem votar para a Câmara dos Deputados ou Assembleia Legislativa de Alagoas.

Os preferidos

Aparecer bem nas pesquisas proporcionais agora é um bom indicativo, mas não aponta a vitória de ninguém. Tudo vai depender não só da postura dos candidatos, da capacidade de cada um de conquistar a simpatia dos eleitores (alguns preferem comprar, mas essa é outra história e aí depende de grana, muita grana) e das coligações.

Na pesquisa espontânea, se as eleições fossem hoje, quem lideraria para federal seria Heloisa Helena, JHC, Carimbão e Ronaldo Lessa.

Para deputado estadual a liderança fica com Galba Novaes, Dudu Holanda, Jó Pereira e Fátima Canuto.

A pesquisa

Foi divulgada nessa quarta-feira, 17, a primeira pesquisa eleitoral de Alagoas registrada no TSE. O registro passa a ser obrigatório no ano da eleição. O levantamento é da TDL Pesquisa & Marketing traz resultados para presidência e governo do estado.

As entrevistas foram realizadas com eleitores com 16 anos ou mais em 52 municípios de Alagoas, entre de 12 a 14 de Janeiro de 2018, sendo checadas simultaneamente à sua realização em 10,0% das entrevistas. A pesquisa foi utilizada uma amostra de 1.068 eleitores, estratificada por gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. As quotas foram estabelecidas com base nos dados mais atualizados do PNAD/2014 e TSE/ TRE de 2017.

A pesquisa apresenta 95,0% de grau de confiança, margem de erro de 3,0% e está registrada no TRE sob o número AL-05922/2018. A TDL pesquisa e Marketing informa que possui estatístico devidamente registrado no Conselho Regional de Estatística da 5ª Região sob o nº 8492.

Edivaldo Junior

Author Description

Vanessa Ataíde

Sem Comentários ainda.

Participe do debate