Secretária vai deixar governo de RF para disputar eleições

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/01/petuba.jpgSecretária vai deixar governo de RF para disputar eleições

Não, não é só vice-governador e secretário de Educação de Alagoas, Luciano Barbosa, que vai se desincompatibilizar do cargo para disputar as eleições de outubro deste ano. Estou apurando informações de outros pré-candidatos.

Uma das “pistas” que recebi de importante fonte do Palácio dos Palmares acaba de se confirmar. A secretária de Esportes, lazer e Juventude, Cláudia Petuba, vai deixar o cargo para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa nas próximas eleições.

O martelo foi batido em reunião do PCdoB, realizada na terça-feira, em Maceió. O partido traçou uma estratégia eleitoral e vai para as eleições em Alagoas alinhado com o governador Renan Filho e com o senador Renan Calheiros.

A principal missão do PCdoB em 2018 é “retomar” uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado. O primeiro comunista da “nova safra” que passou por lá (pelo que lembro) foi Eduardo Bomfim. Isso em 1982. No Brasil pós ditadura, o partido ganhou força em Alagoas, chegando a eleger vereadores em Macei, deputados estaduais e prefeitos. Atualmente, no entanto, está reduzido a uns poucos vereadores no interior.

“O partido trabalha, num primeiro momento, para lançar uma chapa puro sangue. Hoje temos pelo menos 10 nomes competitivos”, aponta Claudia Petuba.

Entre os nomes mais conhecidos, além da atual secretária de Esportes, Lazer e Juventude, o PCdoB, deve apresentar para a disputa o reitor da Uneal, Jairo Campos. Ele conseguiu grande visibilidade a partir de um trabalho de fortalecimento e modernização da Universidade Estadual de Alagoas.

A expectativa é de filiação de novos reforços nos próximos dias. Alguns nomes, no entanto, vem sendo mantidos em “segredo”.

O plano B, do PCdoB, é o mesmo de várias legendas: o partido também avalia a coligação proporcional. “Teremos candidatos a federal e a estadual e estudamos a possibilidade de coligação, com o objetivo de assegurar o quociente eleitoral”, aponta.

Quanto ao seu próprio destino, Cláudia é enfática: “Vou à luta”. Além do apoio de pessoas que atuam no campo da Secretaria (especialmente esportes), a secretária quer conquistar outros setores, com um discurso mais amplo: “claro que vamos defender o esporte, mas iremos muito além, na interlocução com outros setores da sociedade”, adianta.

Nova estratégia

Só para lembrar: em 2014, o PCdoB tentou chegar á ALE com uma só candidatura, concentrando esforços no Professor Edvaldo Nascimento. Ele chegou perto, mas não teve votos suficientes para assumir o cargo. Agora, o partido parece ter se inspirado na estratégia do PT em 2014. Com chapa puro sangue, os petistas elegeram dois deputados (Marquinhos Madeira e Ronaldo Medeiros). Ambos mudaram de legenda e estão hoje no MDB.

Fonte: Redação

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate