Agricultura: Safra de arroz 2017/2018 será recorde em Alagoas

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/01/municipio_de_igreja_nova_iniciou_a_safra_de_graos_de_arroz_nos_perimetros_irrigados_de_boacica_foto_ronaldo_lima_20180111_1884761474.jpgAgricultura: Safra de arroz 2017/2018 será recorde em Alagoas

Água em grande volume, assistência técnica da Emater, manejo de solo, traços culturais e a boa qualidade das sementes distribuídas pelo governo vão contribuir para a safra 2017/2018 recorde de arroz em Alagoas.

Nesta quinta-feira (11), no município de Igreja Nova, teve início a safra de grãos de arroz nos perímetros irrigados de Boacica, nos primeiros 400 lotes de plantio. “A excelente produtividade da safra de arroz deste ano é fruto também da parceria das instituições como a Seagri, Embrapa, Emater, prefeitura, cooperativa e principalmente do trabalho dos produtores rurais”, constata o secretário da Agricultura, Antônio Santiago.

Segundo ele, outros fatores que contribuíram para a grande safra foram Boa quantidade de água, assistência técnica, manejo de solo, traços culturais e a qualidade das sementes distribuídas pelo governo de Alagoas.

Para Roberto Moura, presidente da Cooperativa dos produtores de arroz,nesta safra há muito o que se comemorar, principalmente pelo 100% de aproveitamento das áreas plantadas. “Isso fortalece a cadeia de rizicultura e proporciona receita para a região e lucro para os agricultores familiares”.

José Adenilson dos Santos, pequeno produtor rural de Boacica, reconhece a qualidade das sementes distribuídas pelo Governo de Alagoas e vai garantir uma grande safra. “Graças à Deus vamos recuperar os prejuízos causados pela seca”, comemora.

Na área do produtor rural, Adervaldo Moreira, a máquina colheitadeira está funcionando a todo vapor para dar conta dos trabalhos na área plantada. “Será um ano de fartura para os pequenos produtores rurais de Igreja Nova”.

De acordo com o secretário municipal da Agricultura de Igreja Nova, Aureliano Almeida, o recorde da safra deste ano de arroz traz alento para os agricultores, aumenta a autoestima e vai garantir lucros.

Segundo ele, Alagoas terá uma safra de 2,8 milhões de toneladas de grãos de arroz, superando de forma extraordinária a colheita de 2016/2017. “É também uma garantia dos agricultores permanecerem na atividade da rizicultura na região”, afirma Aureliano.

O início da safra 2017/2018 de arroz foi acompanhada também pelo secretário adjunto da Seagri, Manoel Henrique, técnicos da Codevasf e da Emater, produtores rurais e lideranças locais de Igreja Nova.


Agência Alagoas

Author Description

Victor Spinelli

Sem Comentários ainda.

Participe do debate