Renan Filho pode perder deputados para grupo de Rui

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/01/renan.jpgRenan Filho pode perder deputados para grupo de Rui

Com ampla maioria na Assembleia Legislativa de Alagoas, o governador terá como maior desafio pela frente a capacidade de fazer corretamente as composições proporcionais.

Dos 27 deputados estaduais, apenas um faz oposição ao governo, enquanto 5 se consideram independentes.

Nas eleições deste ano, Renan Filho que é eventual candidato à reeleição, poderá ter o apoio de 26 ou de 16 deputados. Tudo vai depender, explica um experiente parlamentar, que está no time dos “independentes” das chapas proporcionais.

“Na situação atual, a chapa do governo é muito pesada. Vai ter muito deputado que poderá ir até para o grupo de Rui Palmeira em busca de uma reeleição mais confortável. O deputado dá apoio ao governo nas votações no plenário, mas na hora da eleição ele pode mudar de lado se a coligação do outro grupo for mais viável”, aponta.

Para o deputado, de 8 a 10 parlamentares podem mudar de “lado” nas eleições deste ano: “hoje o Rui Palmeira não tem praticamente ninguém, mas tem um pessoal na ALE que é ligado ao Biu de Lira, tem um pessoal que tem ligação com o ministro Maurício Quintella. Só aí são uns 5 deputados, que embora estejam próximos do governo podem mudar com a proximidade da eleição de outubro”, alerta.

Em outras palavras, avalia o deputado, se “errar” nas composições, Renan Filho tenderá a perder apoio. “Por enquanto o governador vem acertado, dando espaço para composições internas, mas ele terá que oferecer condições aos deputados para que sejam viabilizadas mais de uma chapa proporcional dentro da sua coligação”, aponta.

Edivaldo Junior

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate