Pesquisa: RF ganha de Rui em todas as regiões, inclusive em Maceió

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2017/12/rf-e-rui.jpgPesquisa: RF ganha de Rui em todas as regiões, inclusive em Maceió

A pesquisa Ibrape foi divulgada na coluna Radar de Veja, na quinta-feira, 21 de dezembro, apenas com números para o Senado. O blog teve acesso ao levantamento completo. Já divulgamos o resultado para todos outros cargos. Agora, vamos aproveitar os últimos momentos do ano para divulgar o resultado por região – a partir de 2018, pesquisa só poderá ser divulgada com registro no TSE.

Vamos começar pela disputa de governador.

Mais uma vez, o Ibrape montou um cenário com 4 candidatos eventuais ao governo em 2018.

Segundo o instituto, se as eleições para governador fossem hoje e os candidatos fossem os seguintes, o resultado ficaria assim: Renan Filho 36%, Rui Palmeira 14%, JHC (PSB) 9% e Mário Agra (Rede) 2%. Dos entrevistados, 16% estão indecisos e 23% votariam branco ou nulo.

RF lidera até em Maceió

No resultado por região, a amostragem dividiu o estado em sete grandes áreas: Agreste, Grande Maceió, Maceió, Mata, Norte, Sertão e Sul. Renan Filho lidera em todas as regiões. Na pesquisa de dezembro, considerando o quadro com quatro candidatos, o melhor desempenho do governador foi na região Norte, com 46%, seguido do Sertão (45%), Mata (41%) e Sul (41%).

Em Maceió, o governador teve o menor resultado, com 23% de intenção de votos. Ainda assim venceria do prefeito Rui Palmeira, que teve 20% das intenções de voto na capital, resultado inferior, inclusive ao alcançado na Grande Maceió (22%). Na sequência, os melhores desempenhos de Rui estão no Norte (17%) e Sul.

O deputado federal JHC teve seu melhor desempenho, como esperado, em Maceió, com 15% das intenções de voto. O melhor resultado dele em outra região foi na Mata, com 9%.

No confronto direto, Renan Filho mantém a mesma margem de liderança contra Rui Palmeira em Maceió (28% x 25%), ampliando em outras regiões do Estado.

A pesquisa

O levantamento realizado entre os dias 14 e 18 de dezembro entrevistou 2 mil eleitores com 16 anos ou mais, com intervalo de confiança estimado de 95% e margem de erro de 3%.

Foram realizadas amostragens em 44 diferentes cidades de todas as regiões alagoanas, além da capital Maceió.

Renan Filho mantém a liderança de pesquisas anteriores e ganharia no primeiro turno se as eleições fossem hoje. O atual governador tem mais intenções de votos do que a soma de outros três adversários.

Veja as tabelas

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate