Pesquisa inédita mostra quem ganha para federal por região em Alagoas

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2017/12/Camara_deputados1.jpgPesquisa inédita mostra quem ganha para federal por região em Alagoas

A pesquisa Ibrape foi divulgada na coluna Radar de Veja, na quinta-feira, 21 de dezembro, apenas com números para o Senado. O blog teve acesso ao levantamento completo. Já divulgamos o resultado para todos outros cargos. Agora você confere o resultado por região para deputado federal .

Agora, vamos aproveitar os últimos momentos do ano para divulgar o resultado por região – a partir de 2018, pesquisa só poderá ser divulgada com registro no TSE.

A pesquisa Ibrape foi realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro, entrevistou 2 mil eleitores com 16 anos ou mais, com intervalo de confiança estimado de 95% e margem de erro de 3%.

Foram realizadas amostragens em 44 diferentes cidades de todas as regiões alagoanas, além da capital Maceió.

O Ibrape montou no levantamento de dezembro um cenário com 17 candidatos eventuais à Câmara Federal, entre os nomes mais prováveis, que vem sendo citados para as eleições de 2018.
Na pesquisa estimulada, se as eleições fossem hoje, Heloísa Helena teria 11,9%, seguida de Ronaldo Lessa com 8,2% e Carimbão com 7,4%. Em quarto lugar, aparece JHC, com 6,6%, seguido de Arthur Lira (4,5%), Rodrigo Cunha (3,6%), Maykon Beltrão (3,0%), Paulão (2,9%), Maurício Quintella (2,0%), Antônio Albuquerque (1,8%) Rosinha da Adefal (1,8%), Sérgio Toledo (1,7%), Pedro Vilela (1,1%), Ziane Costa (1,0%), Arnon de Melo (0,9%), Severino Pessoa (0,8%), Rodrigo da Laje (0,6%). Indecisos, 13,2%. Brancos e nulos, 26,9%.

Resultado por região

O resultado geral do Ibrape não traz grandes surpresas. Assim como nos levantamentos anteriores, os melhores desempenhos por região ficam com Heloísa Helena, Ronaldo Lessa, Carimbão e JHC. A novidade fica por conta da inclusão do nome de Maykon Beltrão, que lidera na região Sul, base política de sua família.

O resultado por região mostra desempenhos diferentes entre os candidatos. No resultado por região, a amostragem dividiu o estado em sete grandes áreas: Agreste, Grande Maceió, Maceió, Mata, Norte, Sertão e Sul.

Heloísa tem seus melhores desempenhos no Norte (16,5%), Grande Maceió (13,1%) e Maceió (12,4%).

Já Ronaldo Lessa é melhor na região da Grande Maceió (12,3%), Norte (10,8%), e Mata (7,9%). Carimbão mais uma vez surpreende e desponta com forte liderança no Sertão (23,6%), Agreste (14,2%) e Mata (8,2%).

JHC tem seu melhor desempenho em Maceió, onde foi o mais votado em 2014, com 9,5%, seguido da Mata (7,9%) Norte (7,2%).

Arthur Lira vai melhor no Agreste (7,9%) e Grande Maceió (7,7%).

Entre os demais candidatos, o destaque vai para Maykon Beltrão, que tem 26,4% no Sul. Seu melhor desempenho fora disso é no Agreste, com 3,5%

Confira na tabela o desempenho dos demais candidatos por região:

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate