Oito comunidades são beneficiadas com sistemas de dessalinização

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2017/12/3f72b8ecbdac434b6204793ebad9504c_L.jpgOito comunidades são beneficiadas com sistemas de dessalinização

O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, entregaram, na manhã desta quinta-feira (21), oito sistemas de dessalinização, por meio do Programa Água Doce. A solenidade foi realizada no povoado Impueiras, uma das oito comunidades beneficiadas com os equipamentos em Estrela de Alagoas, Agreste alagoano.

O prefeito do município, Arlindo Garrote, recebeu a comitiva. Ele e a ex-prefeita Ângela Garrote prestigiaram a cerimônia. O Programa Água Doce é uma ação coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, executada em Alagoas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A iniciativa consiste na implantação de dessalinizadores para tornar a água salinizada apta ao consumo humano nas regiões do Agreste e Sertão alagoano.

Oito comunidades são beneficiadas com sistemas de dessalinização (Crédito: Márcio Ferreira)

“Esse é um Programa do Governo Federal que em Alagoas foi resgatado e ampliado. Além de trazer água, ele gera renda para a população, por meio da criação de peixes. Em 2014, Alagoas havia perfurado apenas 14 poços artesianos em todo o Estado. Nós criamos o Programa Emergencial e em três anos de nossa gestão teremos ultrapassado a marca de 500 poços artesianos perfurados em todo o Estado”, citou Renan Filho.

Em Estrela de Alagoas, as comunidades beneficiadas são: Impueiras; Logrador das Vassouras; Caraíba Dantas; Casinhas; Itapecuru; Lagoa da Serra; Mandacuru de Cima e Lagoa da Canto.

Com a entrega dos oito sistemas, a Semarh beneficia mais de 4.600 pessoas com água de qualidade. Só no povoado Impoeiras, são mais de 150 famílias atendidas. O poço artesiano perfurado nesta comunidade tem capacidade para produzir cerca de 60 mil litros de água por hora. Sessenta por cento do líquido extraído tornar-se potável. O rejeito é reaproveitado para a criação de tilápias.

Rejeito tirado do poço artesiano é reaproveitado para a criação de tilápias (Crédito: Márcio Ferreira)

“Esse programa veio para resolver a situação das comunidades rurais, que ficam longe das cidades e não contam com sistema de abastecimento de água regular. Veio não só para matar a sede, mas também a fome das pessoas. Temos hoje água de qualidade, o peixe e a ração para os animais”, comemora o presidente da Associação Comunitária dos Produtores Rurais São Sebastião, Cícero Pinheiro.

Em todo o Estado, 65 sistemas de dessalinização já foram instalados nos últimos três anos. A meta é chegar a 101 até o final de 2018, beneficiando mais de 45 mil pessoas.

Oito comunidades são beneficiadas com sistemas de dessalinização (Crédito: Márcio Ferreira)

“O Programa Água Doce existe desde 2009 e em Estrela de Alagoas é referência. Quando assumimos o Governo só existiam 24, dos quais apenas 11 funcionavam. Nossa primeira ação foi colocar todos em funcionamento”, recordou Alexandre Ayres.

“Hoje, inauguramos esse sistema de água doce, que é um sistema que saiu daqui de Estrela de Alagoas e se tornou referência para todos os Estados do Brasil. O povo está vendo cada obra que estamos realizando com recursos próprios e em parceria com o Governo Estadual”, declarou o prefeito Arlindo Garrote.

Dia D

A inauguração dos sistemas de dessalinização integra a programação do “Dia D Governo Presente”, que visa aproximar, integrar, levar cidadania e diversos serviços gratuitos à população do interior do Estado. Cerca de duas mil pessoas serão beneficiadas só em Estrela de Alagoas, nesta edição.

Rejeito tirado do poço artesiano é reaproveitado para a criação de tilápias (Crédito: Márcio Ferreira)

“A pedido do prefeito Arlindo Garrote, vamos prorrogar por mais um dia o Governo Presente (Dia D) em Estrela de Alagoas”, afirmou o governador, que ao fim da solenidade provou, junto com toda a comitiva, da água extraída do sistema de dessalinização e do peixe criado pelos moradores de Impueira.

Prestigiaram, ainda, a solenidade o deputado federal Paulo Fernando dos Santos, “Paulão”; estadual Edval Gaia, o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Ricardo Barbosa; da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley; vereadores e lideranças comunitárias.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate