Atenção produtor: faltam apenas dez dias para apresentar o Cadastro Ambiental Rural

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2017/12/produtor.jpgAtenção produtor: faltam apenas dez dias para apresentar o Cadastro Ambiental Rural

O alerta é da Federação de Agricultura e Pecuária de Alagoas. Faltam apenas dez dias para o fim do prazo para que o produtor rural faça o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Até o momento, apenas 51,58% das imóveis rurais de Alagoas foram inseridos no sistema. Foram cadastradas pouco mais de 59 mil propriedades rurais.

“O CAR não será prorrogado. Infelizmente, Alagoas tem alcançado um dos menores índices de cobertura do Brasil no que diz respeito a inscrição no cadastro”, lamenta o presidente da Faeal, Álvaro Almeida.

O Estado está entre as unidades da federação com o menor número de inscrições no CAR. De uma área passível de cadastro estimada com base no Censo Agropecuário 2006 (IBGE), correspondente a 2,1 milhões de hectares, apenas 1 milhão haviam sido inscritos no sistema do governo federal até o dia 30 de novembro.

Criado pela Lei 12.651/12, o CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

O produtor que não estiver em dia com o CAR pode sofrer penalidades, entre as quais não ter acesso ao crédito agropecuário nos bancos oficiais.

Edivaldo Junior

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate