Casal moderniza controle da qualidade da água na Estação de Tratamento Pratagy

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2017/12/19313edd90a46262aa8cb353a2bb2855_L-1.jpgCasal moderniza controle da qualidade da água na Estação de Tratamento Pratagy

A Estação de Tratamento de Água Josué Palmeira, mais conhecida como ETA Pratagy, situada no Benedito Bentes, em Maceió, recebeu três novos equipamentos para modernização de seu sistema de controle da qualidade da água.

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) fez um investimento de R$ 40 mil na compra dos reagentes necessários para análise e nos equipamentos de medição de cor (colorímetro), turbidez (turbidímetro) e cloro residual para melhorar o controle de qualidade do líquido.

De acordo com Franklin Bispo, da Supervisão de Tratamento (Suptra), o processo era feito a cada duas horas e só era possível detectar o problema em determinados momentos do dia. Com as novas aquisições, os equipamentos operam 24 horas por dia, todos os dias da semana, facilitando, assim, a detecção e resolução de qualquer problema que a água possa apresentar.

Os novos aparelhos vão oferecer uma maior segurança na qualidade do líquido distribuído e permitir um maior controle do produto fornecido. Outra vantagem é que agora o controle da qualidade da água passará a ser on-line, ao invés de duas em duas horas, como era até então.

Sendo assim, uma amostra da água que sai da estação é coletada pelos equipamentos e analisada em tempo real. Quem calibrou e configurou todos os novos utilitários foi o engenheiro Domingos Firmino, também da Suptra.

Por enquanto, apenas a ETA Pratagy recebeu os equipamentos, mas a Casal planeja implantar a melhoria também em outras estações de tratamento.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate