Casal é referência nacional em análises físico-químicas da água

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2017/12/7c142d405fdd6c8b307cd635b0eec89f_L.jpgCasal é referência nacional em análises físico-químicas da água

Na busca constante para ser uma empresa modelo em saneamento no Brasil, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) tem desempenhado um papel de destaque em nível nacional quando o assunto é cromatografia de íons – uma moderna tecnologia de análise da água que dispensa o uso de reagentes químicos.

Em operação desde o último mês de agosto, um equipamento suíço chamado cromatógrafo de íons, adquirido recentemente pela Companhia, já começou a trazer bons resultados, como garante o gerente de Qualidade do Produto da Casal, Alfredo Brechó. “O cromatógrafo é o que há de mais moderno em tecnologia para análise da água. Com ele, nos equiparamos às tecnologias já em uso nas maiores empresas de saneamento do País”, declarou.

Com o uso do cromatógrafo de íons, os resultados das análises de água apresentam um espectro de mais confiabilidade, sem quaisquer interferências do analista, visto que o equipamento determina os resultados por via direta, se utilizando de gráficos, planilhas e relatórios com valores em concentração, todos apresentados por um software inteligente que é monitorado por técnicos da Companhia em um dos laboratórios da Estação de Tratamento de Água (ETA) Josué Palmeira, em Maceió.

A iniciativa é um pioneirismo da Casal em todo o Estado de Alagoas, sendo atualmente a única empresa a fazer o monitoramento de águas utilizando a cromatografia de íons, o que vem despertando o interesse de diversas instituições públicas a conhecerem o funcionamento do equipamento. Recentemente, uma equipe técnica do Instituto do Meio Ambiente (IMA) esteve nas dependências da ETA Pratagy para participar de um treinamento sobre cromatografia com o pessoal técnico da Geqpro.

“Outras instituições também estão nos procurando, como foi o caso da Prefeitura de Maceió, que enviou técnicos da área de monitoramento de poços para conhecer os recursos do cromatógrafo de íons”, contou o gerente. Ainda segundo Alfredo Brechó, existe a expectativa de que o equipamento também atraia o interesse de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), dada a importância das análises de dados por cromatografia e a sua relação com a qualidade da água de abastecimento público.

O equipamento que tem proporcionado mais celeridade às análises e mais exatidão nos laudos é desenvolvido pela empresa suíça Metrohm, uma das fabricantes mais confiáveis do mundo em equipamentos de alta precisão para análises físico-químicas da água, e sua aquisição custou aos cofres da Companhia o valor de R$ 150 mil, investidos com recursos próprios. Confira abaixo um vídeo gravado pela reportagem da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Casal com o gerente Alfredo Brechó dentro do laboratório onde está localizado o equipamento, com uma breve apresentação sobre a operação do cromatógrafo de íons e seus benefícios.


Agência Brasil

Author Description

Victor Spinelli

Sem Comentários ainda.

Participe do debate