Arthur Lira quer rompimento com o PSDB e pode “complicar” aliança da oposição em AL

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2017/11/1f7597a0454e4004900481564ac62841_departhurlira.jpgArthur Lira quer rompimento com o PSDB e pode “complicar” aliança da oposição em AL

O líder do PP decidiu “peitar” o governo Michel Temer. Athur Lira não apenas cobra uma reforma ministerial “pra já”, mas também defende a saída do PSDB da base do governo.

O enfrentamento com os tucanos em Brasília pode sim respingar na frágil aliança que PP e PSDB mantém em Alagoas, em torno de uma eventual candidatura de oposição ao governo em 2018.

A observação é de um dos mais bem analistas da política local: “ao fazer o enfrentamento linha dura no plano nacional, como ocorre agora, Arthur Lira terá dificuldades de defender a aliança com os tucanos no plano estadual”.

Não é só em Brasília. Hoje um dos mais influentes líderes do “centrão” na Câmara dos Deputados, Arthur já usou as redes sociais para alertar o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, sobre a “aliança branca” que existiria entre Téo Vilela, atual presidente do PSDB em Alagoas, e o senador Renan Calheiros (PMDB).

Independente do que vai acontecer por aqui, Arthur endureceu o tom em Brasília. Ele deixou de participar, nessa segunda-feira, 6, de reunião com o presidente Michel Temer e nesta terça-feira mandou um recado direto ao Palácio do Planalto: “ou governo faz reforma ministerial ou não vota mais nada”.

O PP e o centrão cobram mais espaços na Esplanada dos Ministérios e querem ocupar Pastas que estão hoje sob comando do PSDB, alegando que os tucanos não são leais ao governo.

A cobrança de lira ganhou repercussão nos principais veículos de comunicação do país.

A seguir, dois textos selecionados pelo blog.

No Uol:

Ou governo faz reforma ministerial ou não vota mais nada, diz líder do PP

O líder do PP na Câmara, deputado Arthur Lira (AL), verbalizou nesta terça-feira (7) ameaça que diversos parlamentares do ‘centrão’ já vinham fazendo nos bastidores ao Palácio do Planalto. Lira afirmou que, se o governo não fizer uma reforma ministerial, sobretudo nos cargos ocupados hoje por políticos do PSDB, não conseguirá votar nada no Congresso Nacional.

“Ou muda ou não vota mais nada aqui”, declarou Lira em entrevista à reportagem. Para o parlamentar alagoano, o presidente Michel Temer deve promover trocas principalmente nos quatro ministérios do PSDB, cujos dirigentes já defendem publicamente entrega dos cargos até dezembro. Hoje os tucanos ocupam quatro pastas: Cidades, Secretaria de Governo, Relações Exteriores e Direitos Humanos.

Leia aqui, na íntegra:

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2017/11/07/ou-governo-faz-reforma-ministerial-ou-nao-vota-mais-nada-diz-lider-do-pp.htm

No Valor

Líder do PP afirma que tucanos deveriam deixar o governo agora

BRASÍLIA – Considerado um dos aliados do presidente Michel Temer (PMDB) mais críticos à novela sobre a permanência do PSDB na base governista, o líder do PP na Câmara, deputado Arthur Lira (AL), criticou o ultimato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em artigo publicado no jornal “O Globo”, em que defende o desembarque dos tucanos da base aliada em dezembro. Na avaliação de Lira, quem está insatisfeito com o governo, não deve estabelecer um prazo para sair, mas sair imediatamente.

“Quem está insatisfeito no governo, não marca data para sair. O ultimato de FHC deveria ser para o PSDB sair da base aliada agora. Não existe essa de prazo de validade. Esse vácuo de dois meses, de ficar cozinhando a situação é ruim tanto para o partido quanto para o governo”, disse Lira, acrescentando que a permanência dos tucanos atrapalhará a tramitação da agenda do Congresso, “porque irrita os demais partidos da base e os tucanos pró-desembarque”.

Leia aqui, na íntegra:

http://www.valor.com.br/politica/5183593/lider-do-pp-afirma-que-tucanos-deveriam-deixar-o-governo-agora


Edivaldo Júnior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate