Ostensiva, digital e próxima ao cidadão: vem aí uma nova “PM” em Maceió

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2017/11/polícia-militar-alagoas.jpgOstensiva, digital e próxima ao cidadão: vem aí uma nova “PM” em Maceió

No governo de Alagoas, o novo modelo de policiamento que está sendo preparado para chegar as ruas de Maceió a partir dezembro de 2017, está sendo chamado, por enquanto, de “Força Tarefa de Proximidade”. Mas o nome com o qual o novo serviço, realizado pela Polícia Militar de Alagoas, vai se tornar conhecido será outro mais “apropriado”.

O custo já foi definido: R$ 1 milhão por mês, com pagamento de diárias a PMs e com convocação de policiais militares da reserva.

No conceito já aprovado pelo governador Renan Filho, pelo que apurei, os PMs, vão trabalhar em trio, sendo dois da ativa e um da reserva.

Na primeira fase, serão 400 homens fazendo o policiamento ostensivo em dois turnos de oito horas a cada dia. Eles vão trabalhar em três áreas de grande fluxo de pessoa já definidas: Centro, Jacintinho e orla.

O governo espera, com o novo serviço de patrulhamento, que será feito a pé, aumentar muito a sensação de segurança do cidadão. Hoje, para se ter uma ideia, o policiamento na orla de Maceió é feito por 3 viaturas e 12 homens. Com a FT de Proximidade, o governo vai colocar no mínimo mais 60 homens no policiamento de cada local.

O governador confirma o lançamento do novo serviço para dezembro e dá mais alguns detalhes. Os policiais vão trabalhar com uma câmera na cabeça (acoplada a um capacete). Toda a abordagem será filmada e servirá para monitorar a abordagem ao cidadão. Todos os PMs terão um rádio digital. Com o equipamento, eles podem se comunicar facilmente, o que permitirá a mobilização de todo os efetivos mais próximo do local, no caso de qualquer ocorrência.

“A possibilidade de chegar mais rápido é maior”, aponta Renan Filho.

O governador explica ainda que o policiamento não será restrito à beira da praia: “a ideia é avançar mais, cobrindo locais de grande fluxo, como entradas restaurantes”.

Esse novo modelo, que permite um contato mais próximo do cidadão não é novo, como explica o próprio governador: “estamos copiando, dentro da nossa realidade, a política mais bem-sucedida de segurança pública de outros locais. O que há de diferente para o que já fazemos é que vamos utilizar novas ferramentas e convocar policiais da reserva. Assim quem já se aposentou e quiser, vai voltar ao trabalho”.

Assim como ocorreu com a Força Tarefa, Renan Filho acredita que a polícia de “proximidade” vai contribuir para reduzir todos os indicadores de violência do estado. “O principal objetivo é aumentar a segurança das pessoas, mas esperamos que o policiamento mais ostensivo, mais próximo do cidadão também contribua para reduzir fortemente os indicadores de violência em nosso estado, principalmente na capital”, aponta.


Edivaldo Júnior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate