De volta ao governo, RF vai para o embate: “Alagoas reduziu a violência”

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2017/11/violencia.jpgDe volta ao governo, RF vai para o embate: “Alagoas reduziu a violência”

Depois de um período de dez dias de férias, Renan Filho reassumiu o governo, nesta terça-feira, 31, disposto a mudar a “leitura” dos dados divulgados na segunda-feira (30) pelo 11º anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O anuário da violência 2017, com dados de 2016, mostra que taxa de homicídio cresceu em todo o país no ano passado. Em Alagoas, apesar de uma variação menor que a média nacional, o crescimento foi menor.

O governador, por óbvio, prefere ver a metade cheia do copo e tratou de ir para o embate.

Um dos seus primeiros atos, após reassumir o governo, foi fazer uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, para destacar dados que considera importantes na segurança. Ele realçou os investimentos feitos pelo governo na área e a melhora não só da percepção da violência, mas também de alguns indicadores.

RF chamou a atenção para o fato de Alagoas ser, até 2014, o mais violento do país. Mesma posição de Maceió, entre as capitais. No novo anuário, Alagoas caiu para 3o lugar, agora atrás de Sergipe e Rio Grande do Norte. Já Maceió caiu para 8olugar, maior redução entre todas as capitais no período.

Para lastrear seus argumentos, Renan Filho usou gráficos divulgados pela Folha de São Paulo, nessa segunda-feira, 30. Um deles aponta que Alagoas tem uma das maiores reduções na violência (quase 20%) entre 2013 e 2016.

Acesse aqui a reportagem: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/10/1931423-mortes-violentas-crescem-e-atingem-maior-numero-ja-registrado-no-pais.shtml
Na contramão

O governador destacou ainda, com a ajuda do secretário de Comunicação, Ênio Lins, que o acompanhou na transmissão, o fato de que Alagoas é um dos poucos estados do país que consegue reduzir a violência no País, com destaque para Maceió. “E o melhor está por vir. Os indicadores apontam que teremos uma redução maior este ano”, frisou.

De fato, os dados apresentados pelo governador são reais. A violência diminuiu em Alagoas, em praticamente todos indicadores em 2016. A comparação com o período anterior ao seu governo mostra ainda resultados mais favoráveis. No entanto, é o que mostra o anuário, o número de homicídios foi maior em Alagoas em 2016, na comparação com 2015.

Quanto a Maceió, os resultados são de fato expressivos. Enquanto a taxa de homicídios por 100 mil habitantes, segundo o anuário, em Alagoas cresceu 3,3%, de 54,1 para 55,9, na capital a queda foi de -10,8%, de 51,7 para 46,1, na comparação entre 2015 e 2016. Todos os números são menores do que os registrados nos últimos dez anos, exceto quando alguns dados são comparados com 2015.

Os dados completos podem ser acessados no anuário da violência: http://www.forumseguranca.org.br/atividades/anuario/

Renan Filho promete avançar mais na segurança

A seguir, a reprodução de trechos da transmissão ao vivo, feita pelo governador Renan Filho:

“Alagoas há dez anos era o estado mais violento do Brasil. Toda vez que saia uma matéria como essa se colocava Alagoas estado mais violento do Brasil. Vocês se lembram, quando fui candidato eu assumi o compromisso de tirar de Alagoas esse título que nos envergonhava, que era o título de estado mais violento do Brasil. E graças a Deus isso aconteceu, porque Alagoas já não é mais o estado mais violento do Brasil”.

Renan Filho continua: “E olha pessoal, Alagoas era o estado mais violento e longe do segundo, muito longe. A gente já chegou a ter mais do que o dobro da violência do segundo estado mais violento do Brasil. Veja que coisa louca. Então para a gente perder posições neste ranking, nós precisamos ter as maiores reduções de violência do país, para que ela significasse, a queda de Alagoas do primeiro lugar, para no ano passado, em segundo e agora para o terceiro lugar. Isso demonstra que Alagoas está no caminho certo e vamos cair ainda mais em violência. Em 2016 caiu para terceiro e agora em 2017 vai cair ainda mais”.

O governador usa gráficos para reforçar seus argumentos: “este gráfico que mostra a taxa de homicídios de Maceió. A capital de Alagoas que já chegou a ter 110 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, no governo passado, hoje tem bem menos que metade disso, 51,9 para cada grupo de 100 mil habitantes. Em Alagoas não há discrepância entre interior e capital. Significa dizer que nós estamos com policiamento garantindo segurança em todas as áreas, principalmente nas áreas mais violentas que são justamente as áreas da capital e região violenta”.

RF segue: “O maceioense se acostumou a ver a sua capital, como a capital mais violenta do Brasil. Ao ponto que Maceió chegou a ser colocada como a sexta capital mais violenta do mundo. E a capital caiu no nosso governo de primeiro lugar, para oitavo lugar, e no final de 2017 vamos sair das dez primeiras capitais mais violentas do país. Essa é notícia mais importante, é a notícia em que o Brasil aumenta em homicídios, Alagoas é um dos estados que mais reduz mais violência no país”.

O governador lembra, ainda da herança deixada pelo governo anterior: “É lógico que nós pegamos, e o alagoano sabe disso, uma batata quente. Essa batata precisou ser esfriada para agora a gente começar a ter os resultados. Não era fácil. A gente era o estado mais violento e muito mais violento que os outros. Hoje, enquanto dos outros cresce, aqui em Alagoas a gente reduz violência. Isso é muito significativo, porque é clara a informação de que o caminho está correto. Nós vamos seguir trabalhando, intensificando os resultados para o alagoano. Porque redução da violência significa muita coisa. Significa, além da segurança pessoal e da tranquilidade maior para as pessoas, significa mais força para o turismo, menos notícia negativa Brasil afora… quanto vale para um estado não ser hoje na capa da Folha de São Paulo e grandes noticiários nacionais, não ser colocado como estado mais violento do Brasil? Isso garante a vinda de mais turistas para o estado, que garante mais recursos, que garante mais empregos, que garante o enfrentamento da crise, que garante a sustentabilidade do Estado de Alagoas”.

O governador encerrou destacando outros avanços no Estado: “Nesta crise toda que balança o país, Alagoas está firme. O somatório destes resultados de solidez fiscal, de transparência, de redução da violência, de melhoria da qualidade da educação, a construção de novos hospitais e ampliação da rede de saúde, a construção de estradas, os investimentos na capital, sobretudo para os mais pobres, que moram em grotas, as obras de mobilidade urbana também em Maceió, isso tudo reunido demonstra que mesmo num momento que o Brasil tem tantas dificuldades Alagoas está firme, Alagoas está trabalhando para que a gente tenha um estado melhor para os alagoanos. E eu espero mesmo que boas notícias apareçam a cada dia, fruto do trabalho dedicado do estado, para que a gente tenha condição de melhorar a vida do alagoano, porque afinal de contas esta é a nossa missão”.


Edivaldo Júnior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate