Cultura da soja é tema de Dia de Campo em fazenda de Porto Calvo

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2017/11/f42bfe8ee277c4c43cb86a25c90f95db_L.jpgCultura da soja é tema de Dia de Campo em fazenda de Porto Calvo

O Dia de Campo sobre a cultura da soja, promovido nesta terça-feira (31), na Fazenda Surubana, em Porto Calvo, marca o segundo ano de pesquisas, o terceiro da colheita e ainda os 20 anos de instalação do escritório da Embrapa em Alagoas.

O início da colheita e o resultado da pesquisa de variedades da soja foram acompanhados por pesquisadores da Embrapa e da Ufal, por técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, da Emater, do Sebrae-AL, da federação da Agricultura, bem como por estudantes e produtores.

Durante as pesquisas feitas pela Embrapa, Como explica o secretário da Agricultura, Antônio Santiago, foi possível avaliar a produtividade das variedades e ainda a tolerância a determinadas doenças, altura de vargens e outras características do cultivo da soja.

“É um dia muito importante também para os produtores de Alagoas interessados em diversificar a cultura da soja no estado e com resultados favoráveis na região”, afirma Santiago, pesquisador e gestor da Seagri.

Sérgio Papini, produtor rural e proprietário da fazenda Surubana, entende que em Alagoas é interessante a diversidade de cultura, já que a área é propícia e vem gerando bons resultados.

“Temos toda certeza que depender de apenas uma cultura não é bom para o produtor nem para Alagoas e vamos continuar investindo na soja como diversificação das atividades agrícolas”, assegura Papini.

Na Fazenda Surubana, a média de produtividade por hectares é de 60 sacas de soja, o que possibilita novas oportunidades de negócios e de cadeias produtivas.

Para Hibernon Cavalcante, técnico da Seagri e presidente da Comissão de Grãos de Alagoas, a soja mostra que é uma das riquezas de Alagoas na diversificação de cultura e com a crise do setor sucroenergético é mais uma opção rentável para os produtores alagoanos. “Além da adaptação do solo na região, também é possível avaliar qual melhor variedade para a região”, afirma Hibernon.

O Dia de Campo contou com o apoio e a participação das instituições como a Seagri, Emater, Ufal, Sebrae/AL, federação da Agricultura, Embrapa e das empresas ligadas ao agronegócio.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate