Julgamentos de animais movimentam 67ª Expoagro/AL

Julgamentos de animais movimentam 67ª Expoagro/AL

A pista de julgamentos da 67ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro/AL) já está cheia nesta quinta (26) e sexta-feira (27). O início dos julgamentos das raças nelore, gir, girolando e ovinos já é uma tradição pelo Parque da Pecuária.

No local, juízes de todo o país observam atentamente todos os detalhes de cada raça, selecionados a partir dos critérios das seleções genéticas presentes na exposição. Todas as admissões, pesagens, exames de ultrassonografia para verificar a prenhez dos animais iniciaram na última segunda-feira (23) e se encerram nesta quarta-feira (25).

“Todas essas raças presentes nos julgamentos oficiais vão fazer parte do ranking de cada associação. Tudo isso só vem a fortalecer a Expoagro, as raças e os criadores do estado de Alagoas. E a exposição esse ano está muito forte, com animais de qualidade genética muito grande, além da participação de criadores de todo o Nordeste”, afirma Domício Silva, presidente da Associação dos Criadores de Alagoas.

A raça nelore terá mais de 200 animais na pista de julgamento, que terá o juiz oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Lourenço Botelho. Já a raça girolando terá mais de 100 animais participando da pista de julgamento.

“Teremos um recorde de animais da raça nelore na pista de julgamentos. Isso mostra o prestígio para a raça. Isso é sinal de que a pecuária está indo bem em Alagoas. E, nós, criadores, temos buscado sempre inovar, mas manter as características da raça, apresentando um animal melhorado”, declara o criador Celso Barros Correia.

As premiações, explica o presidente da ACA, ocorrem assim que os julgamentos são finalizados. “O que mais vale em um julgamento desse são os animais que se sobressaem, que são animais melhoradores, tanto machos quanto fêmeas e que também serão ofertados não só nos leilões da Expoagro, mas também vendendo material na fazenda”, atenta Domício Silva.

Mostra Santa Gertrudes

Durante a Expoagro/AL, a ACA trouxe uma mostra da raça santa Gertrudes. Os animais estão em exposição nas argolas pelo Parque da Pecuária. A raça foi criada sinteticamente no Texas (EUA), juntando a qualidade do animal europeu, com a precocidade, qualidade da carne, acabamento de carcaça e rusticidade do zebu.

De Japaratuba, em Sergipe, o criador Gustavo Barreto trouxe os animais que estão presentes na mostra. “A santa gertrudes é uma raça nova e que nós criamos desde 1978. Nós trouxemos o Santa Gertrudes justamente pela sua criação, nós queríamos um animal que fosse rústico, mas que tivesse qualidade de carne e que fosse um animal precoce. Um animal que tivesse uma docilidade e rusticidade. Então, fomos atrás desse animal por isso”, explica o promotor da mostra.

ASSESSORIA

Author Description

Vanessa Ataíde

Sem Comentários ainda.

Participe do debate