Pesquisa mostra quem ganha para governo, Senado e deputado federal em Igaci

Pesquisa mostra quem ganha para governo, Senado e deputado federal em Igaci

A primeira pesquisa do Ibrape em Igaci divulgada aqui mostra um quadro semelhante a outros municípios do agreste – com um diferencial na disputa por uma vaga na Câmara Federal. Candidato a reeleição, Givaldo Carimbão (PHS) lidera com folga a preferência do eleitorado do município.

Situada na região Agreste de Alagoas, a cidade tem cerca de 26 mil habitantes é considerada de porte médio entre os 12 municípios do Estado. O atual prefeito, Dr. Oliveiro (PMDB) está no segundo mandato.

O levantamento do Ibrape mostra o atual cenário político em Igaci. A pesquisa foi realizada no dia 17 de outubro 2017, com 800 eleitores de 16 anos ou mais, em todos os bairros e povoados do município. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Neste levantamento, o Ibrape quis saber a opinião do eleitor para, presidente, governador, senador e deputado federal.

Presidente

O ex-presidente Lula surpreende em mais uma cidade do interior de Alagoas. Se as eleições fossem hoje, Lula teria, segundo o Ibrape, 72% dos votos em Igaci. Em segundo lugar, aparece Bolsonaro (4%), seguido de Marina (3%), João Dória (2%), Ciro Gomes (1%), Geraldo Alckmin (1%), Joaquim Barbosa (1%). Indeciso 9%, brancos e nulos, 7%.

Governador

O Ibrape quis saber, se as eleições fossem hoje, em quem o eleitor votaria, num cenário com 3 candidatos no voto estimulado.

Em igaci, o atual governador venceria no primeiro turno. Se as eleições fossem hoje, segundo o Ibrape, Renan Filho (PMDB), teria 44% dos votos, Rui Palmeira (PSDB) ficaria com 14% dos votos e JHC (PSB) com 3% dos votos. A pesquisa mostra ainda 26% de indecisos e 13% de brancos ou nulos.

No confronto direto, Renan Filho teria 44% e Rui Palmeira 16%.

Disputa acirrada pelo Senado

Assim como registrado em outros municípios, a disputa para o Senado está embolada em Igaci. Renan Calheiros, Téo Vilela e Benedito de Lira disputam a preferência do eleitor no município, com pequenas diferenças entre eles.

O Ibrape montou, como nos levantamentos anteriores, um cenário com cinco prováveis candidatos ao Senado: Renan Calheiros (PMDB), Teotonio Vilela (PSDB), Benedito de Lira (PP), Marx Beltrão (PMDB) e João Caldas (PSB).

O levantamento simulou, mais uma vez, o primeiro e segundo votos para senador – nas eleições de 2018 serão duas vagas e o eleitor votará duas vezes para o Senado.

Na soma dos dois votos, se as eleições fossem hoje Renan Calheiros teria 30%. Em segundo lugar aparece Teotônio Vilela com 27%, seguido de Benedito de Lira teria 21. Com 6%, João Caldas ficaria em quarto lugar, seguido de Marx Beltrão, em último, com 5%.

Dos entrevistados, 29% se disseram indecisos e 21% disseram que vão votar branco ou nulo.

Dois votos

De acordo com a pesquisa, no primeiro voto Renan Calheiros ficaria com 19%, seguido de Benedito de Lira teria (14%), Téo (13%), Marx (2%) e João Caldas (2%).

O segundo voto, de acordo com o Ibrape ficaria assim: Téo 14%, Renan 11%, Biu 7%, João Caldas 4% e Marx 3%.

Carimbão lidera em Igaci

O resultado do Ibrape em Igaci aponta a liderança do deputado federal Givaldo Carimbão no município, assim como ocorreu com a pesquisa de Palmeira dos Índios, divulgada nessa sexta-feira, 20.

Em Igaci, Carimbão teria, se as eleições fossem hoje, 27,4%, seguido de Heloisa Helena (8,3%) e Ronaldo Lessa com 7,4%. Quem aparece em quarto, no município, é Severino Pessoa, com 3,9%, seguido de Arthur Lira (3,5%), Paulão (3,1%), Rodrigo Cunha (1,2%), Nivaldo Albuquerque (1,2%) Maurício Quintella (2,7%), JHC (1%) e Joaquim Beltrão (1%). Os demais candidatos tiveram menos de 1% de citação.


Edivaldo Junior

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate