Para votar em Temer e por emendas, Marx Beltrão e Maurício Quintella deixam ministérios

Para votar em Temer e por emendas, Marx Beltrão e Maurício Quintella deixam ministérios

A informação é da Folha de São Paulo. O presidente Michel Temer vai exonerar, nesta sexta-feira, 20, os deputados que ocupam ministérios. Deixam os cargos, temporariamente, oito ministros, entre eles Marx Beltrão (Turismo) e Maurício Quintella (Transportes).

A exoneração, a pretexto da votação da segunda denúncia contra Michel Temer na Câmara dos Deputados, vai ajudar os deputados a apresentar também as emendas parlamentares, “tirando a vez” dos suplentes.

Como o prazo para a apresentação de emendas acaba no dia 20 de outubro, alguns deputados – e pelo que se sabe é o caso dos dois ministros alagoanos – vão reapresentar as emendas, substituindo as que tinham sido feitas por seus suplentes.

A apresentação de emendas faz parte do jogo político e ajuda a “aproximar” os parlamentares de suas bases, especialmente dos prefeitos.

Veja a reportagem da Folha:

Temer exonera 8 ministros com mandato na Câmara para votação da 2ª denúncia

Para barrar a segunda denúncia que tramita contra ele na Câmara, o presidente Michel Temer chamará reforço ao plenário da Casa: exonerará nesta sexta-feira (20) oito de seus ministros que possuem mandato de deputado federal para que eles votem a seu favor na semana que vem.

Os únicos que não sairão dos cargos são Ricardo Barros (Saúde) e Osmar Terra (Desenvolvimento Social).

Na prática, o governo contará com dez ministros, já que Raul Jungmann (Defesa) e Fernando Bezerra Coelho (Minas e Energia) já foram exonerados para a votação da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, que ocorreu nesta quarta-feira (18), com vitória do presidente por 39 votos a 26.

Já a exoneração de Antonio Imbassahy (PSDB-BA), Mendonça Filho (DEM-PE), Marx Beltrão (PMDB-AL), Leonardo Picciani (PMDB-RJ), Bruno Araújo (PSDB-PE), Sarney Filho (PV-MA), Ronaldo Nogueira (PTB-RS) e Maurício Quintella (PR-AL) sairá no Diário Oficial da União desta sexta.

A votação da denúncia contra Temer e os ministros Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Eliseu Padilha (Casa Civil) no plenário da Câmara está marcada para quarta-feira (25), mas, segundo auxiliares de Temer, as exonerações precisam ser publicadas até esta sexta, quando termina o prazo legal para apresentação de emendas parlamentares.

O prazo de 20 de outubro consta de artigo do regimento interno da Câmara para apresentação de emendas à despesa e à receita, inclusive renúncia de receita do Orçamento.

E, dessa forma, os ministros que voltaram à Casa poderão fazer essas indicações de verba para as suas bases. Na Câmara, pelos próximos dias, eles também participarão das articulações de votos contra a denúncia, em placar que deve ser mais apertado para o presidente, segundo esperam aliados do Planalto.

Leia aqui, na íntegra:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/10/1928533-temer-exonera-8-ministros-com-mandato-na-camara-para-votacao-da-2-denuncia.shtml

Edivaldo Junior

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate