Tradicional Cavalhada marca abertura oficial da 67ª Expoagro/AL

Tradicional Cavalhada marca abertura oficial da 67ª Expoagro/AL

A 67ª edição da Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados (Expoagro) inicia a sua programação a de quinta-feira (19). A abertura oficial ocorrerá no primeiro domingo da exposição (22). Para marcar o momento, uma das suas principais atrações será a tradicional Cavalhada. O evento está programado para ocorrer a partir das 14h, na Pista de Julgamento do Parque da Pecuária, no Bairro do Trapiche, em Maceió.

Tradição que faz parte não só da cultura alagoana, mas de diversos outros estados brasileiros, a famosa cavalhada surgiu na França. Em Alagoas, ganhou significados diferentes e atualmente faz parte da cultura folclórica, sendo celebrada em festas de padroeiras e emancipações políticas.

“Essa é uma grande oportunidade para que o maceioense possa rever ou ver pela primeira vez uma tradição muito antiga, mas que estava morrendo no estado. É uma grande tradição e será o ponto alto da abertura da Expoagro/AL”, afirma André Melo, um dos organizadores do evento.

A cavalhada será em homenagem à nossa Senhora Aparecida, justamente por acontecer no mês dedicado à padroeira do Brasil. Se na França, País que deu origem à festa, a cavalhada possuía um significado de guerra, para os alagoanos ela é um momento de confraternização. O folguedo será composto por 14 cavaleiros, divididos pelas cores vermelha e azul.

“Hoje nós comemoramos em paz, inclusive o encerramento da cavalhada traz isso. Temos três carreiras, a de abraço, de punhal e a do lenço. A de abraço significa a amizade, a de punhal simboliza o desarmamento e o lenço na boca de cada cavaleiro significa a paz, porque é isso que ela representa para nós”, esclarece o cavaleiro, Neto Gonzaga.

Origens

A cavalhada está fortemente enraizada na cultura alagoana. Muito marcada nos interiores do estado, a tradição vem sendo passada a diante há várias gerações, mas aos poucos está sendo esquecida, principalmente pelo público de Maceió. Ações como torneios de cavalhada são iniciativas que pretendem manter a festa viva, e que, dessa forma, ela permaneça sendo um destaque na cultura de Alagoas.

ASSESSORIA

Author Description

Vanessa Ataíde

Sem Comentários ainda.

Participe do debate