Feira agrária reúne cultura, lazer e produção agrícola de qualidade

Feira agrária reúne cultura, lazer e produção agrícola de qualidade

O Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), em parceria com a Associação de Moradores do Conjunto Novo Jardim, e o apoio logístico do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), realiza a Feira da Reforma Agrária no bairro Cidade Universitária, parte alta da capital alagoana. A atividade teve início na quinta-feira (12) e será encerrada no domingo (14) ao meio dia.

Famílias inteiras foram comprar frutas, verduras, tubérculos, doces caseiros, abóbora, macaxeira, inhame, pimenta, farinha, milho, massa puba, plantas, animais, entre outros. E, em pleno feriado, teve programação especial para as crianças que se divertiram com brincadeiras, concurso de dança, pau de sebo, quebra pote e pula pula.

O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, parabenizou o movimento pela realização de segunda edição, que inovou nas ações atraindo centenas de pessoas. “O Governo de Alagoas quer justamente esse trabalho, levar a feira para dentro da comunidade, proporcionando a integração entre o campo e a cidade e, ainda, ressaltar a importância da reforma agrária”.

“A feira tem como lema ‘Uma comercialização solidária com preço justo’, onde a população pode adquirir produtos de qualidade e que geram saúde, produzidos em áreas da reforma agrária. É um espaço para a diversão e valorização da cultura popular. A parceria do Iteral é fundamental para a consolidação desse projeto”, exaltou Josival Oliveira, coordenador estadual do MLST.

Já a dona de casa Maria Quitéria da Silva, filha de assentados, mora na cidade de Murici e sempre acompanha os pais nas feiras agrárias. “Eu vim ajudar a minha mãe a vender na feira, e desta vez, também trouxe o meu filho. Essas edições em bairros são mais tranquilas, muita gente participa e também têm atividades para as crianças se divertirem”.

O evento conta a participação de 50 agricultores de acampamentos e assentamentos, além de seguir o mesmo estilo da infraestrutura montada na Praça da Faculdade. Possui casa de farinha, restaurante camponês, bingo do carneiro, aulão de fit dance, capoeira e os shows de artistas locais: Luana Costa, Rogério Nicácio e Kleber Canto. A entrada gratuita.

Fonte: Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate