Depois do confronto em 2014, Biu e Renan Filho posam para fotos e “conversam”

Depois do confronto em 2014, Biu e Renan Filho posam para fotos e “conversam”

Nada como uma eleição depois da outra. O senador Benedito de Lira (PP) e o governador Renan Filho (PMDB) sentaram na mesma mesa, conversaram descontraidamente e até posaram juntos para fotos.

O encontro, não foi meramente casual. Se deu nessa sexta-feira, 6, em Marechal Deodoro, durante a inauguração de 200 unidades habitacionais do Residencial Eric Ferraz.

Biu e Renan Filho continuam, que fique claro, em grupos políticos diferentes, mas não estão – até que novos ventos soprem – em campos “opostos”, como ocorreu nas eleições de 2014 quando disputaram o governo, um contra o outro.

A conversa entre Biu e RF, se deu numa mesa que tinha outros personagens da política local. “O papo foi descontraído, com o senador e o governador contado histórias, de forma descontraída. Foi um bom encontro”, revela um interlocutor.

E esse clima de descontração e proximidade informal entre Biu e RF tem tudo para continuar. Nos bastidores – ao menos até que os palanques de 2018 sejam definidos. Isso porque Benedito de Lira tem feito uma dobradinha informal em vários municípios onde tem influência política, com o governador, “liberando” o voto em RF para 2018. Em muitos casos – a exemplo dos municípios administrados pela família Pereira – o voto será “casado” com o senador Renan Calheiros.

O tratamento dos Calheiros também é recíproco. Em várias cidades onde eles tem influência, o segundo voto para o “senado” foi liberado para Biu de Lira.

Apesar das trocas de gentilezas, não existe no momento nenhuma tratativa ou possibilidade de aliança formal entre os de Lira e os Calheiros. É um movimento possível, mas improvável. Informalmente, no entanto, os dois lados parecem ter arquitetado uma coexistência pra lá de pacífica.

É o que revelam as fotos, de governador e senador, lado a lado, sorridentes. E, como dizem os mais sábios, uma imagem vale mais que mil palavras.

Um encontro suprapartidário

O prefeito de Marechal Deodoro recebeu, na sexta-feira, além de Biu e RF, no mesmo evento, o senador Renan Calheiros (PMDB), o ministro Marx Beltrão (PMDB), o deputado estadual Sérgio Toledo (PSC) e o deputado federal Pedro Vilela (PSDB).

A obra

O ato marcou a entrega das últimas 200 unidades habitacionais do Residencial Eric Ferraz. A entrega dos apartamentos foi realizada pelo prefeito Cláudio Filho Cacau, o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, e diversas autoridades, na tarde desta sexta-feira (06).

As obras do residencial ficaram paradas por alguns anos e foram retomadas após o empenho do prefeito Cacau junto aos órgãos federais e à Caixa Econômica. Orçado em mais de R$ 14 milhões, o empreendimento possui 280 apartamentos, centro comunitário e áreas comuns com parque infantil.

Durante a solenidade de entrega do residencial, o prefeito Cacau parabenizou as famílias contempladas e destacou a importância da entrega das unidades habitacionais às famílias deodorenses.

A entrega do residencial foi prestigiada, além dos vereadores e secretários municipais, e do presidente da Caixa Econômica, Gilberto Occhi, pelos senadores Renan Calheiros e Benedito de Lira; ministro do Turismo, Marx Beltrão; governador Renan Filho; deputado federal Pedro Vilela; deputado estadual Sérgio Toledo e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexandre Ayres.

Quer mais

Nas redes sociais, o prefeito Cacau Filho registrou o encontro e avisou que está pleiteando o financiamento mais unidades habitacionais em Marechal Deodoro:

“Ontem (sexta) a palavra do dia foi emoção. Com a entrega do residencial Eric Ferraz, centenas de famílias finalmente realizaram o sonho da casa própria. Estamos no décimo mês de gestão e Marechal já viu muitas mudanças. Nesse período, foram mais de mil casas entregues e estamos pleiteando mais 500. Estou lutando ao lado dos deodorenses para fazer da nossa cidade um lugar cada vez melhor!”.

Renan Filho também usou as redes para falar sobre a entrega das residências:

“Quanta alegria hoje (sexta) em Marechal Deodoro! É que 200 famílias realizaram o grande sonho de ter uma casa própria. Fico muito feliz de participar de momentos marcantes como esse nas vidas dos alagoanos. As novas moradias junto com investimentos e incentivos que o Estado tem feito em estradas, saneamento básico, escolas, indústrias, turismo, têm contribuído para o crescimento de Marechal, um município simbólico e importante para o desenvolvimento de toda Alagoas”.

Edivaldo Júnior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate