Ibrape São José da Laje: João Caldas fica a frente de Marx, Biu e Téo

Ibrape São José da Laje: João Caldas fica a frente de Marx, Biu e Téo

O primeiro levantamento Ibrape divulgado aqui com a opinião do eleitor de São José da Laje mostra que o pré-candidato do PSB ao Senado não está para brincadeira. Com forte influência política na mata alagoana, João Caldas apareceu em pesquisas recentes feitas em outras cidades da região terceiro lugar, à frente de Marx Beltrão e Benedito de Lira. Na Laje, além deste dois, ele também desbanca um dos favoritos ao Senado em 2018, o ex-governador Teotonio Vilela Filho.

A cidade, com cerca de 23 mil habitantes está entre os municípios médios do Estado em população, tem a economia dominada pela atividade canavieira e forte influência na política alagoana.

O atual prefeito, o Rodrigo Valença, é filho de Neno, lidera muito conhecido e influente na política do estado.

Avaliação

Rodrigo vem fazendo uma administração bem avaliada pela população do município De acordo com o Ibrape, 83% dos entrevistados aprovam a forma como ele administra a cidade.

O governador Renan Filho também teve uma boa aprovação na cidade: 64% (veja tabelas).

A pesquisa

O levantamento do Ibrape mostra um “retrato” do quadro político atual no município, com influência dividida entre o grupo do governador Renan Filho, do deputado federal JHC e de Neno.

A pesquisa foi realizada no dia 4 de outubro de 2017, com 800 eleitores de 16 anos ou mais, em 23 os bairros e povoados de Atalaia. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Assim como nas outras pesquisas, neste levantamento, o Ibrape quis saber a opinião do eleitor para presidente, governador, presidente, senador e deputado federal.

Apesar da exposição negativa na mídia, o desempenho do ex-presidente Lula é surpreendente. Se as eleições fossem hoje ele teria 62% dos votos em São José da Laje. Em segundo lugar aparece Marina (7%) e Bolsonaro com (6%), seguidos João Dória (2%), Ciro Gomes (2%), Alckmin (2%) e Joaquim Barbosa (2%), indecisos 7%, brancos e nulos 10%.

Sem segundo turno

O Ibrape quis saber, se as eleições fossem hoje, em quem o eleitor votaria, num cenário com 3 candidatos ao governo no voto estimulado.

Na Laje, o governador Renan Filho venceria no primeiro turno – com folga. Se as eleições fossem hoje, segundo o Ibrape, o atual Renan Filho (PMDB), teria 46% dos votos, JHC (PSB) ficariam com 15% dos votos e Rui Palmeira (PSDB) 14% dos votos.

A pesquisa mostra ainda 19% de indecisos e 10% de brancos ou nulos. No confronto direto, Renan Filho teria 51% e Rui Palmeira 17%.

Caldas lidera ao lado de Renan Calheiros

O Ibrape montou um cenário com cinco prováveis candidatos ao Senado: Renan Calheiros (PMDB), Teotonio Vilela (PSDB), Benedito de Lira (PP), Marx Beltrão (PMDB) e João Caldas (PSB).

O levantamento simulou o primeiro e segundo votos para senador. Isso porque nas eleições de 2018 serão duas vagas e o eleitor votará duas vezes para o Senado.

Levando em consideração os dois votos, se as eleições fossem hoje Renan Calheiros teria 38%, seguido por João Caldas, com 31%. Téo Vilela ficaria em 3o, com 22% dos votos no município, seguido de Benedito de Lira (20%) e Marx Beltrão (6%).

Dos entrevistados, 23% se disseram indecisos e 13% disseram que vão votar branco ou nulo.

1o e 2o votos

De acordo com a pesquisa, no primeiro voto Renan Calheiros teria 23%, seguido de João Caldas (18%), Biu (11%), Téo (11%) e Marx (1%).

O segundo voto, de acordo com o Ibrape ficaria assim: Renan 15%, João Caldas 13%, Téo 11%, Biu 9% e Marx 5%.

Rodrigo de Neno

O resultado da pesquisa em a boa performance de Ronaldo Lessa, Heloísa Helena e JHC em todo o estado. Mas em Soão José da Lage a força política do prefeito, que vem sendo apontado como eventual pré-candidato a deputado federal, pesou. E muito.

No voto estimulado, a Lage, Rodrigo lidera com 48,4%,seguido de JHC (10,6%), Ronaldo Lessa (4,8%), Heloisa Helena (3,6%), Pedro Vilela (1,9%), Carimbão (1,7%), Maurício Quintella (1,6%), Arthur Lira (1,1%) e Paulão (1%). Os demais candidatos tiveram menos de 1% de citação.

Veja as tabelas

https://i0.wp.com/edivaldojunior.blogsdagazetaweb.com/wp-content/uploads/sites/12/2017/10/ibrape-s%C3%A3o-jos%C3%A9-da-laje.jpg

https://i2.wp.com/edivaldojunior.blogsdagazetaweb.com/wp-content/uploads/sites/12/2017/10/ibrape-s%C3%A3o-jos%C3%A9-da-laje-avalia%C3%A7%C3%A3o.jpg

Edivaldo Júnior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate