Pressão de seleção CEIP garante animais comprovadamente melhoradores

Pressão de seleção CEIP garante animais comprovadamente melhoradores

A genética com Certificado Especial de Identificação e Produção está conquistando o mercado do gado de corte Brasil à fora e por outros países da América do Sul. Em Alagoas, cinco propriedades trabalham com o melhoramento genético dos animais, que possuem pressão de seleção superior. E é no dia 7 de outubro que o rebanho das fazendas Mato Grosso II, Lagoa da Vaca e Ocidente será ofertado durante o 2º Leilão Nelore CEIP.

Os animais que fazem parte do programa de melhoramento genético da CIA de Melhoramento estão bem distribuídos por todo o País e bem avaliados. A seleção, que é criada à campo, consegue trazer benefícios econômicos para quem trabalha na pecuária do ciclo curto. Além do ganho de menos tempo para produção, se ganha em característica de capacidade reprodutiva.

O objetivo do Nelore CEIP é oferecer animais com referência comprovadora na capacidade de melhorar a produção de gado de corte dos clientes. O promotor do leilão, Thiago Tenório, da Fazenda Ocidente, em Atalaia, explica que antes os animais CEIP não tinham reconhecimento no mercado, mas que agora os pecuaristas percebem que dão mais resultados do que o gado que passa por outros tipos de melhoramento.

“A pressão de seleção é muito grande. Ofertamos animais realmente diferentes. Os reprodutores CEIPs são comprovadamente melhoradores. E hoje também não podemos pensar que qualquer vaca é vaca. É preciso investir, também, nas matrizes, porque são elas que ficam na fazenda”, explica Tenório.

Em sua 2ª edição, o leilão tem uma proposta diferente: a troca do touro de genética velha pela genética mais nova. “É um leilão que oportuniza a renovação do gado das fazendas. Estamos numa expectativa muito boa. Os animais estão melhores do que o do ano passado. Serão ofertados animais provados e melhoradores para o comprador, e todos os touros serão genotipados, já as novilhas estarão prontas para a reprodução e com prenhezes positivas,”, destaca o promotor Victor Gonçalves, da Fazenda Lagoa da Vaca.

O remate ocorre na Fazenda Mato Grosso II, no dia 7 de outubro, a partir das 10h.

Serviço

2º Leilão Nelore CEIP

Data: 07 de outubro

Horário: 10h

Local: Mato Grosso II, em Porto Calvo

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate