Exame destaca bom desempenho de Alagoas no ranking de competitividade

Exame destaca bom desempenho de Alagoas no ranking de competitividade

O site da Revista Exame destacou o bom desempenho de Alagoas na última edição do ranking de competitividade dos estados brasileiros. Alagoas deixou a última colocação, ocupada até o ano passado, para ficar em segundo lugar em “solidez fiscal”, atrás apenas do Ceará.

Para o governador Renan Filho, solidez fiscal significa possibilidade de promover mais investimentos em segurança pública, saúde, educação, em infraestrutura e para fortalecer a geração de emprego.

“Com solidez fiscal, o Estado consegue cumprir o seu papel de promover o desenvolvimento, de fortalecer os investimentos nas áreas que o cidadão mais precisa. Outra coisa importante é que Alagoas começa a deixar os últimos lugares nesse tipo de ranking”, declarou Renan Filho.

A matéria da Exame cita que a recessão de 2015 e 2016 impactou, e muito, os resultados dos estados do ponto de vista fiscal, tanto em termos de queda da arrecadação quanto pelo aumento do serviço da dívida.

“Mas houve melhora forte no Ceará, que ganhou seis posições nesse quesito e conseguiu subir três posições no ranking geral. Já Alagoas foi o segundo melhor Estado neste pilar e conseguiu subir três posições no ranking geral, após ficar em último no ano passado”, relata a publicação da Exame.

O ranking de competitividade dos estados brasileiros é o estudo mais completo do gênero no país e avalia, anualmente, desde 2011, a performance dos 26 estados e do Distrito Federal em dez pilares: capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura, inovação, potencial de mercado, segurança pública, solidez fiscal, sustentabilidade ambiental e sustentabilidade social.

No ranking nacional de competitividade, Alagoas deixou o último lugar apontado em 2016 e saltou três posições em 2017, aparecendo à frente de Sergipe, Amapá e Maranhão. Entre os estados nordestinos, também deixou a incômoda última colocação para ocupar a 7ª.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate