Cooperativas vão expor situação do Programa do Leite ao ministro Marx Beltrão

Cooperativas vão expor situação do Programa do Leite ao ministro Marx Beltrão

Vivendo uma fase crítica no Programa do Leite, devido a série de atrasos nos repasses de recursos pelo governo federal esse ano, as cinco Cooperativas ligadas ao fornecimento do leite pelo Programa se reúnem na próxima segunda-feira, 18, com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, para tratar sobre o andamento do Programa em Alagoas. O encontro será um Café da Manhã, com a presença de produtores e beneficiários, a partir das 8h, no auditório da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), no bairro do Trapiche, em Maceió/AL.

Na oportunidade, CPLA, a Cooperativa Agropecuária de Produtores de Leite Familiar da Bacia Leiteira de Alagoas – COOPAZ, a Cooperativa do Agricultores Familiares do Sertão de Alagoas – CAFISA, a Associação de Agricultores Alternativos – AAGRA e a Cooperativa Pindorama vão enfatizar o papel fomentador protagonizado pelo Programa na vida de 4 mil pequenos produtores e 80 mil famílias beneficiárias.

“Nosso apelo é sempre pela conscientização da dimensão desse Programa, sua abrangência nos municípios e atendimento aos mais necessitados. Precisamos sensibilizar as autoridades e classe política mostrando que o Programa do Leite é abastecimento alimentar, é geração de emprego e renda; é combate a vulnerabilidade social, além de incentivo a produção agrícola familiar”, disse o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.

Manutenção

Devido ao histórico de atraso nos pagamentos, segundo a CPLA, alguns grupos de produtores paralisaram o fornecimento do leite que é distribuído gratuitamente para população em estado de insegurança alimentar. O papo com o ministro Marx Beltrão será justamente para alinhar uma possível alternativa para manutenção e sustentabilidade do Programa em Alagoas.

“O programa já sofreu um contingenciamento orçamentário significante esse ano, gerando prejuízo e desestímulo. Para o pequeno produtor, é impossível produzir sem os pagamentos. A atividade se torna impraticável devido aos altos custos de insumos e os improvisos aos quais precisamos recorrer para continuar alimentando o gado”, lamenta o presidente da CPLA.

Esperançosas de uma possível liberação de recursos e normalização do Programa, as Cooperativas contarão com a articulação do Ministro alagoano junto ao presidente Michel Temer e equipe do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), pasta responsável pelos recursos do Programa, para reverter o impasse dos pagamentos. O governo federal é responsável pelo destinamento de R$ 30 milhões e o governo estadual responde pela contrapartida de R$ 7 milhões. Em 2017, o Programa só operou com os recursos do estado antecipado pelo governador Renan Filho.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate