Gestores de Agricultura conhecem projeto da UBL da CPLA

Gestores de Agricultura conhecem projeto da UBL da CPLA

Durante o encontro do Fórum dos Secretários de Agricultura de Alagoas (Fasa),realizado na última segunda-feira, 11, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) apresentou o projeto de ativação da Unidade de Beneficiamento do Leite (UBL), que irá revitalizar a Bacia Leiteira do estado. O encontro contou com secretários de Agricultura de 46 municípios.

Na oportunidade, diante dos interlocutores municipais, o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, enfatizou o papel incentivador do municípios para alavancar a atividade agrícola familiar por meio da captação do leite nas comunidade leiteiras dos 102 municípios.

“A participação do município será fundamental para estruturação de projeto, afinal os pequenos produtores precisam do suporte municipal em recursos hídricos e infraestrutura para que se torne um médio ou grande produtor com a abertura da Fábrica da CPLA. Acreditamos que o interesse por essa UBL é coletivo na geração de empregos e destinação certa do leite”, justificou Aldemar Monteiro aos secretários. “Esse debate é muito importante para fazer com que todo estado se comunique visando agregar valor para economia dos municípios, contemplando toda cadeia”, completa Monteio.

Além da plataforma estruturante da UBL para os produtores de leite, a CPLA também expôs aos secretários de Agricultura o papel fomentador do Programa Nacional de Aquisição de Alimento Escolar (PNAE) no âmbito dos municípios. “Os municípios estão despertando para importância de fortalecer a compra de produtos da agricultura familiar de uma forma otimista a beneficiar crianças e valorizar agricultura local. Apesar de ser popular, o PNAE precisa de mais iniciativa para o cumprimento da lei”, disse Leonardo Monteiro, secretário de Agricultura de Campo Alegre e ex-presidente do Fasa.

Durante o encontro do Fasa, a Cooperativa prestou homenagem ao município de Campo Alegre com a entrega da placa Amigos do Leite. O município foi destaque em 2016 na compra de bebida láctea e leite em pó da CPLA utilizando a modalidade de aquisição do PNAE. “Fica nosso reconhecimento ao incentivo e organização de Campo Alegre para contemplar a cadeia produtiva do leite. Vamos trabalhar para o bom exemplo seja replicado em nosso estado”, parabenizou Aldemar Monteiro em nome dos produtores da CPLA.

O Fasa

Dos 102 municípios de Alagoas, apenas 80 possuem cadeira no Fórum dos Secretários de Agricultura de Alagoas (Fasa). De acordo com o presidente eleito durante o encontro, Jorge Santana, a realidade da gestão de Agricultura ainda é preocupante. “Ainda há municípios que não possuem uma pasta para tratar da agricultura e pecuária. Isso é muito preocupante tendo em vista o potencial da atividade em Alagoas e o grau de empregabilidade encontrada nessas atividades. É uma realidade que precisa de intervenção na qual vamos atuar para transformá-la”, comentou Jorge, que é secretário de Agricultura em Santana do Ipanema.

Sobre a realidade dos Programas, Jorge tem recebido questionamentos de diversas Institiuições para atender a lei que obriga a compra de ao menos 30% de produtos da agricultura familiar. “Diante do declínio da atividade canavieira, muitos produtores estão despertando para outros segmentos.Vamos reforçar o escoamento das novas produções com a instauração da PNAE em um número maior de município”, pontuou.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate