Jovens do município de Branquinha recebem capacitação em apicultura

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) realizará, nos dia 4 e 5 de setembro, o segundo módulo do curso básico de apicultura para jovens do assentamento Zumbi dos Palmares, no município de Branquinha. A ação contempla filhos de agricultores do projeto “Colhendo Bons Frutos”, desenvolvido pela faculdade de nutrição da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

A primeira etapa, realizada em junho deste ano, abordou assuntos teóricos como a normatização das instalações para o desenvolvimento das atividades e da comercialização dos produtos, além de instruções para o reconhecimento da flora apícola e apresentação das possibilidades de produção com materiais extraídos das abelhas.

Na ocasião, os participantes visitaram um entreposto de mel e produtos apícolas em União dos Palmares, onde ouviram relatos do proprietário, Jean Ferreira, sobre o empreendimento.

O segundo módulo será destinado à parte prática, onde os jovens aprenderão as técnicas de captura de enxame, povoamento de colmeias e manejo de apiário em diversos períodos do ano.

De acordo com Dinayse Almeida, técnica da Emater, o curso tem como objetivo despertar o interesse dos jovens pela produção apícola, mantendo-os no campo com uma nova possibilidade de geração de renda. “Os próprios assentados solicitaram a realização do curso, por ser uma atividade rentável”, comentou.

__

Agência Alagoas

Descrição do autor

Victor Spinelli

Ainda não há comentários.

Participe da conversa