MP apura falta de realização de exames médicos no 2º Centro de Saúde de Maceió

MP apura falta de realização de exames médicos no 2º Centro de Saúde de Maceió

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) instaurou um inquérito civil para apurar a falta de realização de exames no 2º Centro de Saúde, localizado no bairro do Poço, em Maceió. A informação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (23).
Segundo o MP, a unidade médica é referência em tratamento de câncer de mama e de útero. Porém, o local não está fazendo exames de mamografia, de colposcopia e de core biópsia, que são aqueles que justamente ajudam a detectar as doenças cancerígenas nos pacientes.
Por conta disso, o MP vai promover diligências necessárias com intuito de apurar o caso. Dentre as medidas a serem adotadas está o agendamento de reunião com a SMS e com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas para colher informações.
O que diz a prefeitura
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que é o órgão da prefeitura responsável pelo 2º Centro, disse que exames de mamografia não são feitos na unidade, mas sim através do Sistema de Regulação (Cora) ou em clínicas credenciadas pelo SUS.
“É realizado apenas nas clínicas prestadoras do serviço credenciadas pelo SUS. Mulheres na faixa etária de rastreamento definida pelo Ministério da Saúde – de 50 a 69 anos – só precisam pegar a requisição na unidade de saúde mais próxima de sua casa e procurar um dos serviços disponíveis – Santa Casa de Misericórdia, Nova Imagem, Hospital Vida, Clinimagem, Clínica Guri e Diagnose”, diz a SMS.
Em relação as mulheres de 35 a 45 anos, que tenham caso de câncer na família, devem procurar a unidade para relatar o problema ao médico. O profissional vai prescrever a recomendação para o exame, que nesta faixa etária, deve ser marcado através do Cora.
Sobre o core biópsia, o exame também é feito pelo Cora, no Pam Salgadinho.
Já em relação a colposcopia, a Secretaria explica que este é um exame complementar que deve ser feito após a citologia, quando necessário. O procedimento também é marcado através do Cora e realizado pelas unidades de referência em cada um dos oito Distritos Sanitários do município.

“O 2º Centro de Saúde disponibiliza 60 vagas por semana para este procedimento, não tendo havido nenhuma suspensão do exame. Ao contrário, tem sobrado vagas. A direção informa ainda que a colposcopia também pode ser marcada diretamente na unidade”, afirma a Secretaria.

__

G1 Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate