Homenagem: Carlos Lyra mudou a história de Alagoas

Homenagem: Carlos Lyra mudou a história de Alagoas

O setor sucroenergético nacional perdeu domingo passado, 20, um dos mais importantes e respeitados empresários da agroindústria da cana no país, Carlos Lyra. O industrial faleceu, em Maceió, aos 92 anos, de causas naturais.

Com uma trajetória de vida dedicada ao empreendedorismo, Carlos Lyra – que cursou Engenharia Química, nos Estados Unidos – começou na vida empresarial em 1951, quando assumiu o controle acionário da Algodoeira Lagense. Em 1965, assumiu a usina Caeté e fundou em 1976 a Agropecuária Varrela. Em 1986, assumiu o controle acionário da usina Cachoeira e fundou a Sociedade de Táxi-Aéreo do Nordeste. Em 1991, assumiu o controle da Produtos Químicos e Fertilizantes e, no ano seguinte, da Fábrica da Pedra. Ainda na década de 90, fundou a Rádio Pioneira de Delmiro Gouveia (AM e FM) e a Agro-Industrial Volta Grande, empresa açucareira localizada em Minas Gerais. Em 1995 fundou a holding do seu grupo empresarial, a Lagense S.A — Administração e Participação, sediada em Maceió.

Para o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueria, o industrial marcou o empreendedorismo alagoano. “Foi um empresário com características empreendedoras positivamente diferenciadas para o seu tempo, quando se considera o largo espectro de seus empreendimentos e o alcance social e econômico dos mesmos, cujos resultados repercutem de forma significativa para as regiões onde se localizam e, em especial, para o nosso Estado de Alagoas”, declarou.

Para o líder do setor sucroenergético alagoano, a visão estratégica de Carlos Lyra orientava suas decisões empresariais e a extrema capacidade de delegação de atribuições a sua equipe, que constituíram características notáveis em sua trajetória de trabalho.

“Por ter o exercício de uma liderança típica, tornou-se um companheiro admirado pelos seus contemporâneos e reverenciado pela sua família de sucessores empreendedores dedicados e vitoriosos. É com essa memória de realizações e de comportamento e com esse exemplo empreendedor que a saudade do Carlos Lyra Neto será superada. A geração de assessores, diretores e colaboradores que darão continuidade a sua saga de sucesso empresarial agora o homenageiam valorizando essas lembranças e dedicando o seu trabalho na continuidade desses empreendimentos. Foi gratificante e enriquecedor conviver com o nosso Carlos Lyra Neto”, declarou Nogueira.

Amigo pessoal, o industrial José Carlos Maranhão destacou a visão empresarial de Carlos Lyra. “Quero destacar é sua capacidade de gerar emprego. Ele sabia o que era realmente importante. Sabia escolher auxiliares e tinha um olhar muito apurado para as finanças”, afirmou.

Para Edgar Filho, presidente da Asplana, Carlos Lyra foi um empresário pioneiro em Alagoas. “Carlos Lyra era um empresário a frente do seu tempo, um industrial de sucesso, sendo uma referência no Nordeste. Ele deixou um legado para a atual geração e também para as próximas. O Grupo Carlos Lyra é uma referência em vários setores”, declarou.

Já o governador Renan Filho lamentou, por meio de nota, o falecimento de Carlos Lyra. “No comando de suas empresas, Carlos Lyra Neto foi um impulsionador do crescimento e modernização do parque industrial alagoano, não apenas no setor sucroenergético, mas também nos setores têxtil, de bioeletricidade, transporte aéreo, radiodifusão e pecuária, onde atuou com o mesmo entusiasmo e eficiência.Alagoas também é grata a Carlos Lyra por sua sensibilidade social”, informou


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate