Aplicativos para auxiliar o cidadão são desenvolvidos na I Jornada da Inovação

Aplicativos para auxiliar o cidadão são desenvolvidos na I Jornada da Inovação

O final do desafio para desenvolver aplicativos móveis em apenas 72h chegou. O Hackathon Insano, proposta da Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL), realizada entre os dias 18 e 20, foi concretizado com a apresentação e escolha das soluções inovadoras para auxiliar nos serviços fazendários e aos cidadãos. Durante o evento, o Centro de Convenções Ruth Cardoso foi a startup dessas mentes pensantes.

Se havia dúvidas sobre a superação dessa jornada elas acabam agora. Apesar de encarar momentos difíceis como ter que se manter acordado e focado no desenvolvimento dos Apps durante 72h, foi possível prosseguir com as atividades e conquistar bons resultados. Como é o caso da equipe Crimeia, com apenas três integrantes, ganhou o primeiro lugar pela elaboração do aplicativo que seguiu a temática do Economiza Alagoas, cujo intuito é comparar preços em todo o Estado.

“Foi muito bom, nenhum da equipe tinha participado de algo assim. Foi puxado demais por que dormimos duas horas no primeiro dia e quatro no segundo, aí a adrenalina vai subindo, a pressão sanguínea também e o coração já começa a ficar o tempo todo acelerado, mas ao mesmo tempo a gente acreditava muito em nós e no trabalho que tínhamos feito, agora só temos a gratificação pelo reconhecimento”, ressalta Yves Bastos, integrante da equipe.

Após passar por orientações sobre a Interface de Programação de Aplicação (API) que seria utilizada, bem como sobre as estratégias do plano de negócios que elaborariam, os participantes tiveram que obedecer a critérios de avaliação que ajudaram a definir quais as equipes vencedoras.

De acordo com o chefe de projetos da Gerência Executiva de Tecnologia da Informação da Sefaz, Marcelo Malta, os trabalhos foram avaliados pela inovação; utilidade e design; completude funcional e uso de recursos tecnológicos, seguindo temáticas definidas durante o período de inscrição e que foram estabelecidas na primeira etapa da Jornada da Inovação da Sefaz: Economiza Alagoas, Contribuinte Conectado, Participa e GP-Mob.

Ao todo foram 35 integrantes da maratona, espalhados em 10 equipes: Confort Price, Stroga Alpha, Jobs Insono, Stroga Betha, Plus Crimeia, HJ, Iceberg, Insono, MNS e que contaram com importantes estímulos para continuar com a missão. Um deles foi a participação do sênior software engineer do New York Times Caio Gondim, que contou sobre sua experiência no mercado de trabalho internacional e na busca insaciável por profissionais brasileiros para o desenvolvimentos de trabalhos na área.

Assim como a de Caio, houve também a participação de Nicholas Fazio, participante de vários Hackathons no Brasil e no exterior. Formado em Design, trabalha atualmente com Home Office para uma empresa em Amsterdam. Ao contar sobre sua experiência, instruiu os concorrentes do Hackathon Insano, sobre como tudo funciona, o perfil dos que desejam trabalhar com esse tipo de atividade fora do país e como sua participação em outras edições o ajudou profissionalmente.

“Já morei dois anos na Califórnia, fiz um internship no Google. Depois fui morar em Amsterdam, para trabalhar na Black Berry. Foi uma experiência surreal. É o sonho de muitos brasileiros ir trabalhar fora. O pessoal já vem aqui em busca de disso, de oportunidade. É estar no lugar certo, na hora certa, se eu pudesse participar de todos esses eventos eu participaria, pois o network é muito importante. É muito bom ter contato com outros desenvolvedores, empresários donos de agência, porque isso é que vai impulsionar”, ressalta.

Conheça os vencedores por tema e equipe:

Economiza Alagoas – Crimeia:

Yves Raphael de Almeida Bastos
Bartolomeu Rodrigues Neto
Rubens Pessoa de Barros Filho

Contribuinte Conectado/HJ:
Harrison Ricardo Alves Guedes
João Roberto dos Santos Junior

Participa/Iceberg:
Luiza Mesquita
Antônio Victor Ferreira de Lima
Lucas Miranda de Barros
Daniel San Ferreira da Rocha

GP-Mob/Plus:
Tiago Alves Nogueira de Souza
Clenisson Calaça Cavalcante Gomes
Luana Lins da Rocha
Danilo Rodrigues de Macedo

I Jornada da Inovação da Sefaz

A iniciativa teve sua primeira etapa em junho e foi voltada, apenas, para os servidores fazendários, trabalharam suas ideias seguindo quatro temas definidos: Gestão de ficha funcional e funcionalidades correlatas, Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, Nota Fiscal Cidadã e Serviços para o contribuinte.
Neste primeiro momento, as propostas foram apresentadas e discutidas com o objetivo de transformá-las em aplicativos móveis dentro de uma segunda etapa, o Hackathon, que premiou os vencedores com até R$ 40 mil reais.

Fonte: Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate