RF deve promover nova mudança no primeiro escalão do governo

RF deve promover nova mudança no primeiro escalão do governo

Com status de Secretaria de Estado, Maria Clara Bugarim deve deixar a Controladoria Geral de Alagoas (CGE) nos próximos dias. Ao menos é o que informa a “rádio corredor” do Palácio dos Palmares.

No cargo desde o início do governo Renan Filho, ela é considerada um dos melhores quadros do governo.

A saída de Clara do governo não chega a ser uma “novidade”. Ela chegou a ensaiar a “despedida” há cerca de três meses quando alcançou um importante objetivo: colocar Alagoas no topo do ranking nacional da transparência pública.

Clara sai contra a vontade dela própria e do governador. É fato que a controladora vem adiando – há um bom tempo – projetos pessoais. Pesou muito o fato de sua família morar em outro estado. Em seu lugar deve ser nomeada Bruna Toledo, que já faz parte da equipe e ajudou a atual controladora a transformar Alagoas no Estado mais transparente do Brasil.

Influência política

Bruna é filha do deputado estadual Sérgio Toledo. A sua nomeação, no entanto, seria, garantem os mais próximos de Renan Filho, meramente técnica, até porque “na CGE ela não terá como agir politicamente”.

Diferente, no entanto, deve ser a nomeação de João Paulo Amaral, que tem laços familiares com o parlamentar. Ele foi exonerado do cargo de secretário adjunto da Ciência e Tecnologia nessa segunda-feira, 14, e, ao que se sabe, deve assumir a presidência da Cepal. Sua nomeação dependeria apenas da aprovação do conselho da empresa.

O mais transparente

O registro de Alagoas como estado mais transparente do país foi feito pela Agência Alagoas em maio deste ano. Leia:

Alagoas lidera ranking nacional de transparência pública

O Estado de Alagoas ocupa o primeiro lugar no ranking da Escala Brasil Transparente (EBT). Essa é a terceira edição da EBT, que mede a transparência pública dos estados e foi desenvolvida para subsidiar o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) nas suas competências. Na segunda edição, divulgada em 2015, Alagoas aparecia em 17º lugar.
http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/15909-alagoas-lidera-ranking-nacional-de-transparencia-publica


Edivaldo Júnior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate