Governo anuncia socorro aos pequenos fornecedores de cana

Governo anuncia socorro aos pequenos fornecedores de cana

A demanda apresentada pela presidência da Asplana para que fertilizantes fossem distribuídos para pequenos fornecedores de cana com o propósito de recuperar a produção perdida pela seca, começa a ser atendido pelo Governo do Estado. A informação é da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas – Seagri.

Com a iniciativa, que beneficiará mais de 3.500 agricultores familiares, serão disponibilizadas 1.773 toneladas de fertilizantes químicos, sendo destinada meia tonelada por produtor familiar cadastrado pela Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Para que o processo de distribuição seja iniciado, está sendo aguardada apenas liberação dos recursos por parte do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) para a aquisição dos produtos químicos.

Para Edgar Filho, a doação dos fertilizantes dará uma sobrevida para os fornecedores que poderão continuar na atividade, renovando parte do canavial que foi dizimado pela seca.

“Em abril passado, a Asplana apresentou esta proposta ao governador Renan Filho que assumiu o compromisso de ajudar o fornecedor de cana. O Governo do Estado está empenhado em atender esta solicitação que beneficiará milhares de pequenos fornecedores que tiram o sustento de suas famílias da lavoura da cana”, declarou Edgar Filho, presidente da Asplana.

De acordo com o líder dos fornecedores de cana de Alagoas, a expectativa para a próxima safra aponta para uma redução de 30% em comparação ao ciclo atual, que teve 16 milhões de toneladas de cana beneficiadas.

Segundo o secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, devido às variações climáticas, a produção estadual de cana que já chegou a mais de 30 milhões de toneladas, foi reduzida no último ciclo para 16 milhões de toneladas. “Os pequenos produtores que tem suas terras instaladas em áreas com difícil acesso a recursos hídricos, foram mais prejudicados com a seca”, explicou.

Mais de 90% dos fornecedores de cana de Alagoas são considerados de pequeno porte. O setor canavieiro responde por 20% do PIB de Alagoas, sendo a principal atividade econômica do Estado.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate