Vida Nova nas Grotas alcança marca de quase 10 km de escadarias construídas em Maceió

Vida Nova nas Grotas alcança marca de quase 10 km de escadarias construídas em Maceió

Em um período em que as chuvas têm obrigado a readequação de diversas obras no Estado de Alagoas, os serviços de mobilidade urbana se expandiram entre as comunidades de Maceió. De junho a julho deste ano, houve um crescimento de aproximadamente 10% no volume de atividades realizadas com destaque para a construção de pontilhões (+16%), corrimão (+13%) e escadarias (+11,3%).

Apresentados individualmente, os resultados são ainda mais expressivos. Com atuação em 24grotas da capital alagoana, o programa Vida Nova das Grotas, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), já construiu quase dez quilômetros de escadarias ao longo das comunidades. São ainda 14.777,92 m² de passeios, 15.414, 72 metros lineares de corrimão e 190,35 metros lineares de pontilhões.

E as conquistas ainda vão além. Por se tratar de uma das áreas mais vulneráveis no contexto de infraestrutura e mobilidade urbana, são também pensados em equipamentos urbanos que minimizem os impactos gerados durante o período de chuva. Para isso, foram executados até o momento 1.858,15 metros de muro de contenção, 5.614,98 metros lineares de meio-fio e 4.974,35 metros lineares de canaleta responsáveis por conter a água da chuva.

Ao poucos os números vão dando lugar a transformações reais na vida dos moradores. Apesar de parecer algo simples, na prática, a construção de equipamentos urbanos conseguem trazer com eles, pela primeira vez, o sentido de mobilidade e infraestrutura para os mais de 70 mil moradores beneficiados com o programa nas comunidades de Maceió.

É o que acontece com Eunice Domingo dos Santos. Residente da grota das Piabas, no bairro do Jacintinho, a dona de casa conta que as obras representam ‘tudo na sua vida’. Não é por acaso, com 85% dos serviços concluídos, apenas nesta comunidade o programa Vida Nova nas Grotas já construiu mais de 870 metros lineares de escadaria, 788 m² de passeio e 441 metros lineares de corrimão, além da execução de canaletas, muro de contenção e meio-fio.

“Nossa! O caminho era cheio de mato, fazia até medo de descer. As pessoas caiam, muita gente de idade que ia para a igreja escorregava, era um problema sério. Quando chovia então, só Deus tinha compaixão. Agora melhorou bastante, tenho segurança para morar aqui junto com o meu neto”, relata Eunice Domingo dos Santos.

Serviços em andamento

Aliado aos serviços de construção de novos equipamentos urbanos, a equipe técnica inicia ainda os trabalhos de recuperação das áreas atingidas durante o forte período de chuvas no Estado. A expectativa agora é que com o término do quadro chuvoso, as obras sejam retomadas ao ritmo normal, como ressalta o assessor especial de obras da Setrand, Paulo Bandeira.

“Evidentemente que ao longo destes meses, a chuva nos obrigou a reduzir um pouco o ritmo dos serviços. Ainda sim, seguimos com cerca de 70% das atividades de mobilidade nas grotas de Maceió atuando paralelamente na limpeza das áreas destruídas e na execução de novas escadarias, pontilhões e passeios, por exemplo. Assim que as chuvas cessarem, poderemos voltar com 100% dos nosso serviços”, salienta Bandeira.

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate