Juceal promove monitoramento diário das informações empresariais

Juceal promove monitoramento diário das informações empresariais

Com 256.317 empresas registradas em seu banco de dados – entre negócios ativos e inativos -, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) necessita de um monitoramento diário das informações cadastradas, a fim de garantir o pleno funcionamento do sistema on-line de registro empresarial, o Portal Facilita Alagoas. Isso se dá por meio de uma ferramenta, compartilhada com o empresário, chamada atualização cadastral, que, somente neste ano gerou 5.797 solicitações.

A ferramenta fica disponível para o cliente antes de iniciar o processo de alteração ou baixa empresarial, onde são dispostas as informações do negócio para que sejam verificados se os dados estão corretos, evitando divergências durante o registro.

Em relação ao ano passado, houve um crescimento de 18% nas solicitações e, segundo o setor de cadastro do órgão, o aumento pode ser explicado pelo crescimento de pedidos relacionados aos microempreendedores individuais (MEIs) – uma vez que o cadastro do tipo empresarial é repassado pela Receita Federal -, pedidos relacionados aos dados desatualizados de sócios e às informações de empresas antigas que necessitam ser baixadas.

O presidente da Juceal, Carlos Araújo, explica que a ferramenta foi criada para permitir uma correção das informações antigas registradas no banco de dados e ressalta que a utilização não deve ser confundida com o processo de alteração ou de baixa.

“Como antigamente todo o registro era feito manualmente, existiam erros no cadastro. São mais de 100 anos de acervo! Por isso, foi disponibilizada a atualização cadastral, onde os analistas observam os últimos arquivamentos na Juceal e, dependendo desses atos, atualizam as informações. Muitos deles acham que, com isso, o processo está finalizado e não é assim. A atualização serve para corrigir as informações e evitar exigências e problemas nos processos”, completa.

O órgão alagoano de registro delimita um prazo de até 24h para que seja dada uma resposta em relação ao pedido de atualização para que, então, o cliente prossiga com o processo empresarial.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate