Seminário discute sistema de cultivo da palma forrageira com pequenos produtores

Seminário discute sistema de cultivo da palma forrageira com pequenos produtores

O auditório do IFAL de Batalha ficou repleto durante a realização do primeiro workshop sobre a cultura da Palma Forrageira, evento realizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), nesta quarta-feira (26), para técnicos, gestores, estudantes e produtores rurais.

Adenilson Neris, zootecnista e um dos palestrantes, fez uma abordagem sobre os tipos de sistemas de produção da palma forrageira, adubação, ordenamento de plantio e manejo.”Os temas que apresentei aos participantes, principalmente aos produtores rurais, sugerem um aumento de produtividade com uma diminuição nos custos”, assegura Neris.

Para o secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, o evento foi uma excelente oportunidade para produtores rurais, bem como para gestores e estudantes conhecerem melhor o cultivo da palma forrageira como alimento para animais.

“São estratégias importantes para a produção da palma com novas tecnologias de cultivo, e que vão beneficiar os produtores rurais da Bacia Leiteira e do Sertão”, reconhece o gestor da Seagri.

Além de tratar sistemas de produção, o encontro abordou ainda linhas de créditos para o financiamento da produção de palma, com representantes do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste. As duas instituições financeiras apresentaram modalidades de linhas de créditos para investimentos, visando aumento da produção, ampliação, modernização, armazenagem e transportes.

Alexandre Santos, pequeno produtor em Piranhas, entende que o evento foi muito proveitoso e que esclareceu vários pontos sobre o cultivo da palma forrageira. Segundo ele, a palma é uma planta resistente à seca, de baixo custo e favorece os pequenos produtores rurais, como uma nova renda e alimento para o gado. O evento teve ainda a participação do presidente da Federação da Agricultura, Álvaro Almeida, o presidente da Associação dos Criadores, Domício Silva, e representantes do Sindleite, ministério da Agricultura, técnicos da área.

ExpoBatalha 2017

Na oportunidade, o secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, fez o lançamento da exposição de Batalha, evento que acontecerá entre os dias 27 a 30 de setembro deste ano, com palestras, torneios, premiações, shopping de animais e shows musicais.

Fonte: Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate