Pesquisa Arapiraca: RF amplia diferença; Renan e Téo lideram para o Senado

Pesquisa Arapiraca: RF amplia diferença; Renan e Téo lideram para o Senado

Com cenários para presidente, governo, Senado e também para as eleições proporcionais em Alagoas, o Ibrape vem realizando uma nova rodada de pesquisas de intenção de votos nos maiores municípios de Alagoas.

Já divulgamos o resultados de Rio Largo (http://wp.me/p6TEFy-43D) e Palmeira dos Índios, (http://wp.me/p6TEFy-43P) respectivamente terceira e quarta maiores cidades do estado em população.

Agora, você vai conferir a opinião do eleitorado de Arapiraca, segunda maior cidade de Alagoas, em população. Nos próximos dias, vamos divulgar de Maceió.

O levantamento, quinto divulgado aqui este ano, foi realizado no dia 22 de julho, com 800 eleitores de 16 anos ou mais, em todos os bairros e povoados da cidade. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Assim como nas outras pesquisas, neste levantamento, o Ibrape quis saber a opinião do eleitor para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

O instituto montou um cenário para as eleições de governador, além da avaliação dos governos de Michel Temer, Renan Filho e do prefeito do município, Rogério Teófilo (PSDB).

Os resultados a seguir são da pesquisa estimulada.

De acordo com o Ibrape, 89% da população de Arapiraca desaprova e apenas 7% aprova o governo Temer.

O governo de Renan Filho é aprovado por 59% e desaprovado por 30%, enquanto 23% aprovam e 71% desaprovam a gestão do prefeito Rogério Teófilo.

Renan Filho amplia liderança

O Ibrape montou um cenário para o governo com 4 candidatos entre os nomes possíveis que vem sendo apontados na imprensa e nos bastidores da política. Renan Filho (PMDB), Rui Palmeira (PSDB), JHC (PSB) e Mário Agra (Rede).

Se as eleições fossem hoje os candidatos fossem estes, Renan Filho teria 41%. Em segundo, quem aparece é o prefeito de Maceió, Rui Palmeira com 16%, seguido de JHC com 3% e Mário Agra com 2%.

RF teria, na prática, o dobro dos votos dos outros candidatos, juntos, no município. É a maior diferença que o atual governador coloca sobre os outros candidatos.

No confronto direto, ficaria assim: RF 42% x Rui 18%; RF 46% x JHC 7%.

Presidente

Para presidente, 45% dos eleitores de Arapiraca votariam no ex-presidente Lula. Jair Bolsonaro aparece em segundo, com 11%, seguido Marina Silva (9%) e Geraldo Alckmin (3%). Ciro Gomes e Joaquim Barbosa teria 2%, cada um e João Dória 1%.

Os demais votos estão entre indecisos, brancos e nulos.

Renan Calheiros e Téo empatam

Para o Senado, o Ibrape montou, mais uma vez, um cenário com cinco candidatos: Renan Calheiros (PMDB), Teotonio Vilela (PSDB), Benedito de Lira (PP), Marx Beltrão (PMDB) e João Caldas (PSB).

Como sempre, o Ibrape simulou o primeiro e segundo votos para senador. Isso porque nas eleições de 2018 serão duas vagas e o eleitor votará duas vezes para o Senado.

Levando em consideração os dois votos, se as eleições fossem hoje Renan Calheiros e Téo Vilela seriam os mais votados em Arapiraca, com 29% dos votos no município, ada um.

Em terceiro lugar aparece Benedito de Lira, com 16%, seguido de João Caldas com 10% e, Marx Beltrão, com 9%.

De acordo com a pesquisa, no primeiro voto, Téo Vilela teria 19%, seguido de Renan Calheiros, com 18% e Benedito de Lira, com 9%. João Caldas ficaria com 5% e Marx Beltrão teriam, com 3%.

O segundo voto, de acordo com o Ibrape ficaria assim: Renan Calheiros 11%, Téo Vilela 10%, Benedito de Lira 7%, Marx Beltrão 6% e João Caldas 5%.

Nezinho lidera para deputado federal

O Ibrape também quis saber a opinião do eleitor de Arapiraca para deputado federal.

Na pesquisa estimulada foram apresentados 16 nomes. Quem desponta na liderança, como boa promessa para as próximas eleições, é Ricardo Nezinho, que foi candidato a prefeito em 2016. Entre os nomes apresentados, ele foi apontado por 21%, seguido de Heloísa Helena, com 9,7% e Ronaldo Lessa (7,6%). Rodrigo Cunha aparece em quarto (6,7%), seguido de Severino Pessoa (5,5%), Carimbão (5,2%), JHC (2,0%), Paulão (1,7%), Arthur Lira (1,7%), Maurício Quintella (1%) e Pedro Vilela (1%) . Os demais candidatos tiveram menos de 1% de citação.

EDIVALDO JÚNIOR

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate