CPLA avalia implantação de software destinado a gestão do rebanho leiteiro

CPLA avalia implantação de software destinado a gestão do rebanho leiteiro

A Cooperativa de Produção Leiteira participou nesta quinta-feira,27, da apresentação do software desenvolvido pela equipe da Universidade de Santa Maria (UFSM-RS) destinado à gestão do rebanho leiteiro. O encontro aconteceu no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (Ceca/UFAL).

O especialista em tecnologia de cadeias produtivas do agronegócio, Enio Giotto, da UFSM-RS, trouxe a novidade à Alagoas, por intermédio da CPLA, com objetivo de aplicar o recursos junto a dinâmica de trabalho da produção leiteira de ordem agrícola familiar.

A proposta, segundo o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, é ajudar, por meio de aplicativos em smartphones, ferramentas instrutivas e educativas a criação de um na cultura organizacional na gestão da propriedade leiteira.

“Especificamente nossa proposta é organizar a cadeia para que por meio dos números e processos de produção sejam melhorados o volume produtivo, baseado numa pecuária leiteira de precisão. O produtor passará a gerir seu rebanho habitualmente mas fornecendo dados importantes na atualização de dados reprodutivos, manejo nutricional, controle zootécnico e apuração de retorno econômico”, esclareceu.

Através do banco de dados do aplicativo, a Cooperativa terá informações para monitoramento da cadeia leiteira de acordo com o abastecimento diário de informações e capacidade produtiva de cada produtor. “A intenção é ter um mapeamento completo da produção para que os gargalos produtivos sejam localizados de acordo com o perfil de produção e de cada região”, comentou Monteiro.

A CPLA irá acompanhar por meio de relatórios e estatísticas a rotatividade produtivas de seus cooperados mês a mês com suporte necessário para melhorar o desempenho do rebanho. A iniciativa de implantar a tecnologia de acompanhamento tem o apoio do governo de Alagoas por meio da Secretaria de Agricultura.


Assessoria CPLA

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate