Pesquisa mostra preferência do eleitor para governo, senado, federal e estadual em Palmeira dos Índios

Pesquisa mostra preferência do eleitor para governo, senado, federal e estadual em Palmeira dos Índios

O Ibrape está realizando uma nova rodada pesquisas de intenção de votos nos maiores municípios de Alagoas. O levantamento, inclui cenários para presidente, governo, Senado e também para as eleições proporcionais em Alagoas.

Já divulgamos o resultado da terceira maior cidade do estado em população, Rio Largo (http://wp.me/p6TEFy-43D). Agora, você vai conferir a opinião do eleitorado de Palmeira dos Índios, quarta maior cidade de Alagoas, em população. Nos próximos dias, vamos divulgar os resultados de Arapiraca, e Maceió.

O levantamento, o terceiro quarto aqui este ano, foi realizado no dia 20 de julho, com 800 eleitores de 16 anos ou mais, em todos os bairros e povoados da cidade. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Neste levantamento, o Ibrape quis saber a opinião do eleitor para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

O instituto montou um cenário para as eleições de governador, além da avaliação dos governos de Michel Temer, Renan Filho e do prefeito do município, Júlio Cezar (PSB).

Os resultados a seguir são da pesquisa estimulada.

De acordo com o Ibrape, 85% da população de Rio Largo desaprova e apenas 9% aprova o governo Temer.

O governo de Renan Filho é aprovado por 62% e desaprovado por 28%, enquanto 67% aprovam e 28% desaprovam a gestão do prefeito Júlio Cézar.

Assim como fez em Rio Largo, o Ibrape montou um cenário para o governo com 4 candidatos entre os nomes possíveis que vem sendo apontados na imprensa e nos bastidores da política. Renan Filho (PMDB), Rui Palmeira (PSDB), JHC (PSB) e Mário Agra (Rede).

Se as eleições fossem hoje os candidatos fossem estes, Renan Filho teria 40%, mais do que a soma de todos os outros candidatos juntos. Em segundo, quem aparece é o o prefeito de Maceió, Rui Palmeira com 15%, seguido de JHC com 7% e Mário Agra com 1%.

No confronto direto, ficaria assim: RF 41% x Rui 17%; RF 43% x JHC 12%.

Para presidente, 51% dos eleitores de Palmeira dos Índios votariam no ex-presidente Lula. Marina Silva aparece em segundo, com 9%, seguida de Jair Bolsonaro (8%), Geraldo Alckmin, João Dória e Joaquim Barbosa com2%, cada um e Ciro Gomes teria 1%.

Os demais votos estão entre indecisos, brancos e nulos.

Senado

Para o Senado, o Ibrape montou um cenário com cinco candidatos: Renan Calheiros (PMDB), Teotonio Vilela (PSDB), Benedito de Lira (PP), Marx Beltrão (PMDB) e João Caldas (PSB).

Vale lembrar: O Ibrape simulou o primeiro e segundo votos para senador. Isso porque nas eleições de 2018 serão duas vagas e o eleitor votará duas vezes para o Senado.

Levando em consideração os dois votos, se as eleições fossem hoje Renan Calheiros seria o mais votado em Palmeira dos Índios, com 30% dos votos no município. Em segundo lugar aparecem Téo Vilela com 28%, seguido de Benedito de Lira, com 15%, Marx Beltrão com 10% e João Caldas com 9%.

De acordo com a pesquisa, se as eleições Renan Calheiros teria 20% no primeiro voto, seguido de Téo Vilela com 14% e Benedito de Lira, com 8%. João Caldas e Marx Beltrão teriam, cada um, 5%.

O segundo voto, de acordo com o Ibrape ficaria assim: Téo Vilela 14%, Renan Calheiros 10%, Benedito de Lira 7%, Marx Beltrão 5% e João Caldas 4%.

Deputado federal

O Ibrape também quis saber a opinião do eleitor de Palmeira dos Índios para deputado federal.

Na pesquisa estimulada foram apresentados 16 nomes. Entre os nomes apresentados, Givaldo Carimbão teve o melhor desempenho, com 19,8%. Heloísa Helena aparece em segundo, com 13,5%, seguida de Ronaldo Lessa (8,4%) e JHC com (3,7%). Veja os outros resultados: Arthur Lira (3,4%), Rosinha da Adefal (1,7%), Maurício Quintella (1,3%), Joaquim Beltrão (1,2%), Rodrigo Cunha (1,0%) e Paulão (1,0%). Os demais candidatos tiveram menos de 1% de citação.

Deputado estadual

Em Palmeira dos Índios o Ibrape também sondou o eleitorado sobre o voto para deputado estadual estadual. Na pesquisa estimulada foram apresentados 12 nomes. Se as eleições fossem hoje, a mais votada seria Ângela Garrote, com 24,7%, seguida de James Ribeiro, com 14,2% e Val Gaia, com 8,7%. Veja outros resultados: Carimbão Junior (3,5%), Célia Rocha (3,4%), Francisco Tenório (2,4%), Ronaldo Medeiros (1,8%) e Marcelo Victor (1,3%). Os demais candidatos tiveram menos de 1%.

Edivaldo Júnior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate