Iteral apoia primeira feira agrária no município de Delmiro Gouveia

Iteral apoia primeira feira agrária no município de Delmiro Gouveia

O município de Delmiro Gouveia, localizado na região do Alto Sertão, promoveu pela primeira vez uma feira com produção de acampamentos e assentamentos da reforma agrária. A atividade realizada pelo Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), nos dias 25 e 26 de julho, conta com o apoio logístico do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral).

Estão participando 35 feirantes oriundos de sete municípios: Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi, Piranhas, Olho D’água do Casado, Joaquim Gomes e Atalaia. A praça foi tomada por uma diversidade de produtos agrícolas, beiju, castanha, doces caseiros, mel de abelha, mudas de plantas e artesanato.

Na noite de terça-feira(25), o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, prestigiou o evento que mostra a força do homem do campo e a importância do escoamento da produção da agricultura familiar. “Espero que essa feira no formato itinerante seja a primeira de muitas, porque mostra na prática que a reforma agrária dar certo se tiver incentivo. O pequeno produtor dedica várias horas do seu dia para produzir alimentos saudáveis e com qualidade e faz a diferença na sociedade”, destacou Jaime Silva.

De acordo com o coordenador estadual do MST, Zé Roberto, 70% do que chega nas mesas da população deve-se ao trabalho dos trabalhadores rurais. Já a integrante da coordenação nacional, Débora Nunes, afirmou que o Brasil precisa de uma política efetiva de reforma agrária para garantir o compromisso social, democratização da terra e geração de renda.

O vice-prefeito de Delmiro, Gabriel Varjão, também esteve presente à solenidade de abertura e elogiou a organização: “Em nome da prefeitura, quero agradecer pelo MST ter escolhido a nossa cidade para fazer essa feira, que está bonita, atrativa e tem sido um sucesso”.

A programação também conta com atrações culturais locais e segue até às 22h dessa quarta-feira(26). Estão previstas feiras em outras regiões, além da feira estadual em Maceió que completará 18 edições no mês de setembro.

Fonte: Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate