Gás natural: engenheiro explica importância de proteger dutos

Gás natural: engenheiro explica importância de proteger dutos

Técnicos da área de gás natural canalizado de todo o País participaram, nesta quarta-feira (19) da abertura do curso sobre Proteção Catódica de Dutos, promovido pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal), com o apoio do Governo do Estado e da Algás. O treinamento prossegue até quinta-feira (20), no Hotel Jatiúca.

Responsável por ministrar o curso, inédito em Alagoas, o engenheiro civil Laerce de Paula Nunes, presidente da Associação Brasileira de Corrosão, explicou que o treinamento aborda a corrosão e como evitá-la.

“É importante para todas as áreas envolvidas, porque os dutos precisam de proteção, já que qualquer furo pode levar a vazamentos e todas suas consequências, como explosões, perda do produto. É um tema de extrema importância para garantir a integridade dos dutos e, consequentemente, a proteção das pessoas e do meio ambiente”, resumiu.

Ele também ressaltou a importância da iniciativa da Arsal em buscar e compartilhar o conhecimento, destacando a presença, no treinamento, de técnicos de outras agências reguladoras do país, a exemplo de Santa Catarina e Sergipe, e órgãos como Corpo de Bombeiros Militar, Casal e Petrobras.

O treinamento foi aberto pela diretora-executiva da Arsal, Eliane Merten, que deu as boas-vindas aos presentes, frisando o compromisso do Governo do Estado, por meio da Arsal e da Algás, com a segurança, capacitação e fortalecimento da regulação e dos serviços prestados à sociedade.

Também participaram do curso a diretora-executiva da Arsal, Eulália Moraes, e a gerente de Gás Natural, Clara Alves. Ela lembrou que, entre outros pontos, “o treinamento visa capacitar os técnicos para analisar e fiscalizar os sistemas de proteção catódica implantados pelas empresas supridoras e distribuidoras de gás natural canalizado e criar critérios unificados para melhorar a fiscalização por parte dos órgãos reguladores”.

O treinamento prossegue até quinta-feira (20), no Hotel Jatiúca.

Sobre o palestrante

Autor de livros sobre o assunto, Laerce de Paula Nunes é especialista nas áreas de corrosão, inspeção de equipamentos e tubulações e de proteção catódica (técnica utilizada para controlar e evitar a corrosão de superfícies metálicas, como tubulações de gás e água).

Na empresa IEC – Instalações e Engenharia de Corrosão LTDA, sediada no Rio de Janeiro, ele é responsável pelo gerenciamento de obras de implantação dos sistemas de proteção catódica de diversos gasodutos, adutoras e plantas industriais.


Agência Alagoas

Author Description

Victor Spinelli

Sem Comentários ainda.

Participe do debate