Potencialidades turísticas de Delmiro Gouveia começam a ser mapeadas em trabalho conjunto

Potencialidades turísticas de Delmiro Gouveia começam a ser mapeadas em trabalho conjunto

O turismo no Sertão alagoano passou a contar com mais uma ação de reforço a favor do seu desenvolvimento, desde o último sábado (15), quando o Sebrae em Alagoas deu início à Consultoria de Desenvolvimento Setorial, voltada especificamente para o setor de Turismo nos arredores de Delmiro Gouveia. A ação, subsidiada pelo Projeto de Desenvolvimento Territorial (DET) Sertão Alagoano, pretende realizar um mapeamento das vocações e oportunidades de negócios vinculadas ao trade turístico que podem ser trabalhadas de forma estratégica a partir do próximo ano.

A primeira atividade dessa consultoria foi uma série de entrevistas com os atores locais, envolvendo empresários – especialmente aqueles dos segmentos de alimentação fora do lar, meios de hospedagem e agências, mais vinculados ao trade turístico – e gestores públicos, iniciada nesse sábado, sob condução do Escritório Regional do Sebrae em Delmiro Gouveia. O atendimento vai se estender até o mês de setembro deste ano e os resultados ali levantados vão guiar o planejamento estratégico do Sebrae na área em 2018.

Segundo Vitor Pereira, analista do Escritório Regional em Delmiro Gouveia, pretende-se elaborar um mapeamento das potencialidades do município, definindo se o investimento irá chamar atenção para o ecoturismo, turismo de experiência ou de aventura. Além disso, é preciso identificar as oportunidades de negócios para os empreendedores locais, com ações de mercado e promoção do destino e do roteiro turístico, no qual se encaixa a proposta do DET Sertão Alagoano.

“Identificamos que existe a potencialidade para esse setor e que isso pode ser explorado, mas deve ser conduzido de forma planejada e estratégica. Por isso, a pesquisa dentro dessa consultoria está sendo subsidiada pelo DET Sertão, cuja finalidade é identificar e priorizar ações, potencialidades e vocações da região”, apresentou Vitor, esclarecendo que, nesse caso, a área do São Francisco chama bastante atenção, mas não se resume apenas aos destinos turísticos já existentes.

O trabalho tem como parceiros o Núcleo de Turismo da Associação Comercial de Delmiro Gouveia, a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte (Seturce) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Entre os resultados que a consultoria espera atingir estão: a mobilização dos agentes interessados no marco crítico de entrega, a análise situacional definida e a construção de um diagnóstico rápido e participativo.

“Outros pontos pretendidos são a construção do Plano Estratégico, até para o nosso trabalho aqui no Escritório Regional, com as orientações técnicas para implementação das ações no primeiro ano de execução, para consulta pública e validação dos documentos estratégicos. É um estudo setorial, com avaliação e desenvolvimento da atividade turística e da segmentação dos serviços relacionados”, completou Vitor.


Agência Sebrae

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate