Jovens de Pindorama concluem módulo de curso em hortaliças

Jovens de Pindorama concluem módulo de curso em hortaliças

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) concluiu, nesta quarta-feira (12), o terceiro módulo do curso Produção de Hortaliças com Base nos Princípios Agroecológicos, ministrado para adolescentes e jovens filhos e netos de colonos da Cooperativa Pindorama, em Coruripe.

Com aulas teóricas e práticas ministradas pela coordenadora de projetos da Emater, Maria da Guia Fonseca, a ação atende à demanda encaminhada pela cooperativa para profissionalização dos jovens e valorização da produtividade local por meio da agricultura familiar.

Neste módulo, os jovens, estudantes do ensino fundamental e médio, adquiriram conhecimentos sobre manejo e conservação do solo, incluindo conceitos sobre ciência do solo, fertilidade e produtividade, fatores que afetam a disponibilidade de nutrientes, adubação orgânica, e abordagens sobre irrigação e agricultura sustentável.

Como parte da ementa, os estudantes puderam aplicar seus conhecimentos durante aula prática de campo com ênfase em irrigação, solos, práticas de conservação e plantio da Moringa, árvore cultivada em áreas tropicais.

Integrando a prática multidisciplinar proposta pela capacitação, os alunos apresentaram trabalhos em grupo com os temas Sistemas Agroflorestais (SAFs) e Sementes Transgênicas.

Segundo a coordenadora de projetos da Emater, Maria Fonseca, o resultado dos conteúdos disseminados será a produção de mudas de hortaliças, em estufa, para fortalecer os vínculos com a comunidade e garantir permanência dos jovens na colônia ao ampliar suas chances futuras de ingressar no mercado de trabalho.

O próximo módulo da capacitação será desenvolvido nos dias oito e nove de agosto, na sede da Pindorama.

Agência Alagoas

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate