Sebrae e parceiros promovem Seminário Perspectivas para o Agronegócio em Alagoas

Sebrae e parceiros promovem Seminário Perspectivas para o Agronegócio em Alagoas

No próximo dia 24, a partir das 8h, o Sebrae em Alagoas, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), vão promover o Seminário Perspectivas para o Agronegócio em Alagoas. O evento será realizado no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Alagoas) e vai reunir técnicos, lideranças, especialistas de entidades do setor e produtores rurais para discutir alternativas para o agronegócio no estado diante da crise econômica.

Durante o seminário, o público poderá acompanhar o painel ‘Perspectivas para o Agronegócio’, que ressaltará o cenário no Brasil, no Nordeste e no estado, após a abertura oficial do evento, com as presenças de Marcos Vieira, superintendente do Sebrae em Alagoas, do governador Renan Filho, de Álvaro Vasconcelos, titular da Seagri, e Álvaro Almeida, presidente da Faeal.

No painel, o cenário brasileiro será conhecido pelos participantes através da palestra de Elisio Contini, pesquisador da Secretaria de Inteligência e Macroestratégia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), às 9h. Às 10h10, será a vez de o público ouvir sobre a Região Nordeste, com a palestra de Kênia Régia Marcelino, presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Por fim, às 11h30, o cenário alagoano, com a apresentação de Vinícius Lages, alagoano e diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional. O seminário também terá espaço para discussões, reflexões e contribuições dos participantes a partir das 12h30.

De acordo com Marcos Fontes, gerente adjunto da Unidade de Agronegócios (UAGRO) do Sebrae em Alagoas, o evento também irá auxiliar a instituição no planejamento para uma atuação ainda mais assertiva e estratégica.

“Os agronegócios têm um peso importante para a economia do estado, principalmente o segmento sucroalcooleiro, que foi muito atingido pela atual crise. Com isso, faz-se necessário discutir alternativas para esse público, como a produção de grãos, um sistema de integração e as pecuárias leiteira e de corte. Acredito que o seminário vem em um momento oportuno para debater esses temas”, concluiu Marcos Fontes.

Os palestrantes

Elisio Contini tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura, pesquisa agropecuária, alimentos, eficiência produtiva e recursos naturais.

Kênia Régia Marcelino é doutora em Zootecnia. Antes de assumir a presidência da Codevasf, foi secretária executiva da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas na instituição, atuando nas áreas de Revitalização, Saneamento, Desenvolvimento Territorial, Arranjos Produtivos Locais, Produção Animal, Organização e Articulação de Produtores, Gestão Pública, Orçamento, Planejamento e Execução.

Vinicius Lages é mestre em gestão ambiental e doutor em Socioeconomia do Desenvolvimento pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHES), em Paris. Lages já foi Ministro do Turismo e representante suplente do Sebrae no Conselho Empresarial da Organização Mundial de Turismo (OMT).


Agência Sebrae

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate