Serveal elabora projetos de reforma e adequação de delegacias

A equipe técnica do Serviço de Engenharia do Estado de Alagoas (Serveal), a pedido do governador Renan Filho e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), tem desenvolvido, no último ano, projetos arquitetônicos para reformas de delegacias em todo o território alagoano.

A iniciativa do Governo de Alagoas prioriza a melhoria na qualidade do serviço e da estrutura das delegacias, enquanto outros avanços já são refletidos na Segurança Pública estadual, como a redução da criminalidade e da violência. Desde 2016, já foram realizados projetos para a melhoria das delegacias de Matriz de Camaragibe, Quebrangulo e Santana do Ipanema.

Além dos já concluídos, o Serveal segue com a elaboração dos projetos de Cacimbinhas, Palmeira dos Índios, Piaçabuçu, Maceió, Piranhas, Maribondo, Anadia, Minador do Negrão e Major Isidoro, e com as fiscalizações das obras em execução. Paralelamente, o órgão recebeu, neste ano, uma nova demanda: 27 novos projetos de reforma e reestruturação em delegacias de outros municípios alagoanos, como Olho d’Água das Flores, Porto Calvo, Pindoba, Santa Luzia do Norte, Igreja Nova, Coqueiro Seco, Messias e Barra de Santo Antônio.

De acordo com a arquiteta Tatiane Macedo, chefe do setor de Projetos, o trabalho de levantamento e fiscalização nesse tipo de obra não é tarefa fácil. “A maioria dos projetos que chegam ao Serveal vem com problemas de manutenção e adequação às necessidades. É um trabalho delicado, por se tratar de estruturas muito antigas, que, na maioria das vezes, não possuem plantas”, explicou.

A arquiteta esclarece que, na maioria dos casos, os trabalhos contemplam delegacias que encontram-se desativadas e consistem na recuperação estrutural dos espaços, com reparos em banheiros, cobertas, fachadas e demais instalações, assim como implantação ou substituição de caixas d’água e manutenção de rede elétrica.

“Para cumprir toda a demanda que chega, nós estamos trabalhando com quase 100% de toda equipe de arquitetura”, ressalta Tatiane Macedo. Além das reformas, também estão em elaboração de projetos de restauração de prédios de antigas cadeias espalhadas pelo Estado.

Agência Alagoas

Descrição do autor

admin1

Ainda não há comentários.

Participe da conversa