Procon Maceió fiscaliza postos de combustíveis nesta segunda

O Procon Maceió realiza ação de fiscalização a 40 postos de combustíveis em toda Maceió a partir desta segunda-feira (10). O intuito é notificar as empresas a esclarecer a diferença de preço existente dentro do próprio Estado, a exemplo de Arapiraca, onde o valor do litro do produto, gasolina comum, por exemplo, custa R$ 3,20, sendo 30% mais barato que o preço praticado na capital.

Ao todo são 86 postos em Maceió, mas a fiscalização ocorrerá em 40 deles, inicialmente, tanto na parte baixa como na parte alta. O primeiro passo dessa ação é pedir esclarecimento das empresas através de notificação. Os responsáveis terão prazo de dez dias para responder ao órgão, explicando todo o processo operacional, da compra do produto até o consumidor final, de forma detalhada através de planilha.

Caso seja confirmada a prática abusiva, os postos poderão ter que pagar multa. “Em detrimento da diferenciação de preço entre os postos de combustíveis de Arapiraca e Maceió, estamos realizando essa ação fiscalizadora. As empresas que tiverem realizando prática lesiva ao consumidor, serão multadas em um valor que vai de 600 reais a 9 milhões de reais, de acordo com as regras do Código de defesa do consumidor e o Ministério da Justiça”, explicou Leandro Almeida, Diretor do Procon Maceió.

Prefeitura de Maceió

Descrição do autor

admin1

Ainda não há comentários.

Participe da conversa